Crato (CE): Ações do Plano de controle e prevenção da dengue são realizadas todos os dias


Através de um planejamento constituído de ações diversas, a Secretaria de Saúde do Crato vem desenvolve um pano de prevenção e combate a dengue em todo o município visando conscientizar a população para que os focos do Aëdes aegypti diminuam e consequentemente os casos da doença sejam cada vez mais raros.

Desde o inicio do mês que os profissionais de saúde do município estão trabalhando de forma incansável para reduzir locais propícios a focos do mosquito, bem como promovendo atividades de educação, prevenção e combate.

De acordo com a coordenadora da Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Crato, Iracema Mariano as ações são desenvolvidas de forma cotidiana e tem um alto nível de efetividade. Contudo se faz necessário que a população auxilie nessa luta “Todos os dias profissionais de diversos setores da saúde do município estão nas ruas, nas unidades de saúde e onde quer que seja preciso para combater a dengue e outras endemias que possam aparecer devido ao mosquito, precisamos urgentemente da ajuda da população, nosso plano de ação para controle e prevenção da dengue no município do Crato foi elaborado com muita organização e cuidado, mas a sua total efetividade depende da união de todos: ações do governo e ações da comunidade”, explica.

Durante essa semana vários locais receberão atenção especial, ressaltando que todos os pontos do município estarão sendo atendidos no contexto do plano.

Hoje, 18,  será realizada oficina de capacitação de grupo de idosos dos Bombeiros para formação de multiplicadores sobre ações de prevenção em dengue no Corpo de Bombeiros.

Amanhã, dia 19 acontecerá uma oficina sobre dengue para todos os profissionais da equipe de Estratégia de Saúde da Família e representantes da comunidade do bairro Vila Lobo I e II, no Posto de Saúde da Vila Lobo.

Na quarta-feira, dia 20, haverá um mutirão de limpeza e de informações sobre dengue com a comunidade e profissionais do bairro Mutirão.

No dia 21, quinta-feira será feita visita aos PSF’s do Bairro Seminário para avaliar as atividades programadas para dengue e sugerir reprogramação, bem como será disponibilizada na Escola do Barro Branco oficina de capacitação de grupo de idosos do NASF - do Bairro Muriti I para formação de multiplicadores sobre ações de prevenção em Dengue.

Além dessa programação o Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF está desenvolvendo atividades paralelas em diversas localidades com educadores físicos, fisioterapeutas e assistentes sociais levando informações dinâmicas e tirando dúvidas da população.

Diversas secretarias trabalham em conjunto com a Secretaria de Saúde para que o plano de ação de controle e prevenção da dengue seja eficaz, contando ainda coma participação de  igrejas, associações de moradores e escolas  que estão se unindo para acabar com a dengue no Crato.

Fumacê
O setor de Endemias está presente em várias ações contra o Aedes aegypti. Os agentes estão in loco, indo nas residências levando orientações e dicas de prevenção.

Segundo o coordenador de Endemias do Crato, Antonio Esmeraldo os agentes estão indo nas casas e o carro fumacê também está trabalhando ativamente nos bairros. “Já estamos no 2º. Ciclo do Fumacê, na sexta e sábado passados estivemos em vários bairros como conjunto Padre Cícero, Barro Branco, Muriti, Conjunto habitacional Santa Luzia, Mirandão, Pinto Madeira, Pimenta, Centro, São Miguel, entre outros”,  esclarece.

Esmeraldo alerta para que a população receba o agente de endemias e abra portas e janelas quando o carro fumacê passar.

Hoje, 18,  pela manhã o Fumacê passou pelos bairros Parque Grangeiro, Ossian Araripe, Sossego, Zacarias Gonçalves e Grangeiro. Já hoje à tarde a tarde passará pelo Conjunto Novo Crato, Cacimbas, Seminário, Misericórdia, Lameiro e Belmonte.

Amanhã, dia 19 o carro percorrerá os bairros Vila Alta, Independência, Dom Quintino, Ponta da Serra, Vila Padre Cícero, Vila São Bento e Gisélia Pinheiro (Batateiras).

O secretário de Saúde do Crato, Lucimilton Macêdo enaltece o trabalho conjunto das coordenações de Endemias, Mobilização Social, Vigilância Sanitária, NASF, Epidemiologia e secretarias municipais na parceria por um município mais saudável. “Contamos com a consciência e sensibilização da população para que o trabalho seja desenvolvido com êxito e assim possamos acabar com a dengue em nossa cidade”, concluiu o  secretário.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis