Ao pedir qualquer bebida com limão, ATENÇÃO!

Não há quem resista uma bebida geladinha, no verão é como ar-condicionado para o organismo. Mas, cuidado ao pedir limão.

Anne LaGrange Loving, professora de ciências na Passaic County Community College (Nova Jersey – EUA), resolveu fazer uma pesquisa sobre a situação dos limões servidos nos restaurantes de sua cidade. E o resultado foi surpreendente.

Loving recolheu 76 amostras de limões servidos em vários restaurantes de Nova Jersey, sem que os funcionários soubessem. Então descobriu que – pasme! –  70% deles tinham alta concentração de bactérias.

Algumas inclusive de origem fecal (oriundas de mãos mal lavadas ou de pedaços de carne contaminada, contidas nas tábuas de corte ou facas), enquanto outros tipos eram mais comuns, vindas da saliva, pele ou do meio ambiente.

As bactérias estavam presentes na parte interna do limão (a carne) e, em mais quantidade, na casca, por conta do contato com superfícies contaminadas.

Um outro levantamento, encomendado pela ABC, comprovou tudo isso. O professor de microbiologia Philip Tierno e sua equipe do Laboratório de Microbiologia da Universidade de Nova York, examinaram quais os itens mais “sujos” dos restaurantes: limão ficou em terceiro lugar, atrás apenas das cadeiras e dos cardápios.

De acordo com a ABC, o maior problema dos restaurantes e dos casos de contaminação, é a falta de higiene nas mãos. Lavá-las apenas com água (sem sabão) é uma das maiores causas de proliferação de bactérias. Uma lavagem com água e sabão de 20 segundos já é capaz de desinfeta-las.

Muita calma nessa hora!
Não precisa sair por aí assustado e nunca mais desfrutar dessa pequena delícia da vida. Existem duas saídas para você que ficou morrendo de nojo:
  • Como o limão é um poderoso antimicrobiano, você mesmo pode fazer o serviço, após lavar as mãos, peça uma faca, corte o limão e esprema. Aproveite o sumo que não se contaminou;
  • Para quem vai tomar caipirinha é ainda mais tranquilo, o álcool da bebida esteriliza tudo.
Mas a real é que não precisa se descabelar. As bactérias contidas no limão são as mesmas do seu celular, do seu controle remoto e até mesmo da sua barba, lembra? TUDO TEM BACTÉRIA!

Vamos confiar um pouquinho no poder do nosso organismo, né?

Fonte: SOS Solteiros

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis