Sangue jovem ajuda a regenerar ossos de idosos, conclui estudo

A capacidade de regeneração celular diminui com a idade, isso já se sabe. Mas isso pode ser revertido no futuro, segundo um estudo publicado na revista científica Nature nesta semana. Pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, descobriram que o sangue jovem pode ajudar a regenerar ossos quebrados dos mais velhos.

A intenção do estudo era descobrir o quanto a idade das células e da circulação afetavam no processo de regeneração dos ossos. Os cientistas "ligaram" a circulação sanguínea de ratos jovens com a de ratos velhos, em uma técnica chamada parabiose, em que os dois ratos ficam vivos, mas "dividindo" a mesma circulação. Percebeu-se que o processo de cura nos ratos mais velhos aconteceu muito mais rápido que o normal e o processo de cura dos ossos nos ratos mais jovens, consequentemente, foi mais devagar, ao ter o sangue mais velho circulando em suas veias.

Segundo a pesquisa, o que dificulta a cicatrização óssea em pessoas mais velhas é o sangue que "envelheceu" e esse atraso não é ligado a uma dificuldade de regeneração das células dos ossos, como se pensava. Ainda há um longo caminho a se entender sobre o papel das proteínas chamadas beta-cateninas na regeneração dos ossos, mas os cientistas acreditam que, no futuro, essa pesquisa possa ajudar no desenvolvimento de remédios contra a osteoporose em idosos.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis