Crato (CE): Prefeitura intensifica ações contra a dengue com mutirões nos bairros

A Prefeitura do Crato através da ação das secretarias municipais de Saúde  e Serviços Públicos vem fazendo mutirões nas comunidades para alertar as pessoas acerca da dengue, realizar um mutirão de limpeza e conscientizar a população para combater a dengue, o calazar e a leishmaniose.

De acordo com Iracema Mariano, do Setor de Mobilização Social da Secretaria de Saúde, “é importante falar que estamos numa luta contínua contra a dengue como sempre tivemos. A Secretaria de Saúde, os setores da secretaria, todos trabalhando continuadamente contra a dengue”.

De acordo com Iracema a gestão municipal resolveu intensificar as atividades com a efetivação de um cronograma com a realização de oficinas sobre dengue nas unidades de saúde com a participação de médicos, representantes das comunidades, das escolas e das igrejas.

A ideia é obter dados sobre a dengue em cada localidade, e efetivar uma série de ações em cada comunidade para coibir o aumento da doença e a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Na última quarta-feira, 20, aconteceu uma ação desse tipo no Alto da Penha, com a realização de uma caminhada com profissionais da saúde, participação de alunos e professores da escola Gonzaga Mota, e a comunidade em geral para conscientizar a população acerca da dengue, informando como a comunidade ajuda no combate à doença e a realização de um mutirão de limpeza.

Segundo Iracema Mariano os meses de abril e maio quando se intensifica a quadra chuvosa é comum o aumento dos focos do mosquito aedes aegypit, e por isso, a Secretaria de Saúde resolveu ampliar o trabalho de combate ao mosquito.

Além das ações do mutirão e da conscientização, a prefeitura via o Setor de Endemias da Secretaria de Saúde está com o carro fumacê nos bairros e na zona rural e com o  trabalho de 70 agentes de endemias nas comunidades.

O lixo tem sido problema constante
Iracema Mariano explica que o problema do lixo é uma constante. “É preciso que a comunidade ajude não deixando lixo em calçadas ou em terrenos baldios”, afirma, lembrando que a colaboração da população é fundamental para diminuição de doenças como a dengue. A limpeza da casa, de possíveis locais onde o mosquito pode se proliferar e se reproduzir, são importantes para impedir o crescimento da doença.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis