Campos Sales (CE): População reclama de má qualidade da água

A falta de qualidade da água distribuída aos consumidores deste município continua gerando transtornos e aborrecimentos aos usuários da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Em Campos Sales, o líquido que escorre pelas torneiras residências é usado apenas para banhos e afazeres domésticos.

A água utilizada para o consumo humano e cozimento de alimentos é comprada de carros-pipas que atendem aos diversos bairros da cidade. Ao todo, são cerca de nove veículos que comercializam o produto, ao preço médio de R$ 1,00, vendido em latas de 18 litros e, embora a aparência seja boa, não há garantias de que seja própria para o consumo humano.

Na maioria dos casos, a água que chega às residências não possui coloração. O cheiro, no entanto, é forte, segundo afirmam os consumidores. Conforme os relatos, em épocas de chuvas, a coloração da água sofre modificações, chegando a ficar barrenta ou muito escura.

O problema vem sendo debatido há vários meses em audiências públicas realizadas pela Câmara de Vereadores do Município ou por meio de movimentos criados pela sociedade local. Entretanto, a população alega que nenhuma providência foi adotada até este momento pela Cagece, no sentido de resolver o problema que se arrasta.

“Eu moro aqui já faz muito tempo e nunca vi uma única pessoa consumir a água que é distribuída pela Cagece. Aqui em Campos Sales a das torneiras só serve para limpar a casa e para lavar roupa, e olhe lá”, afirma o comunicador Carlos Alberto Albuquerque. Radialista com vários anos à frente de um programa de entretenimento em uma rádio da cidade, ele diz receber inúmeras denúncias de ouvintes a respeito da falta da qualidade da água. “A reclamação acontece já faz muito tempo. Não tem quem suporte o cheiro da água quando as torneiras são abertas. O problema persiste sem que nenhuma solução seja adotada. Além da falta da qualidade, agora estão racionando à distribuição diária. O caso aqui é sério”, disse.

Consumo
O empresário Luiz Péricles, dono de um posto de combustíveis, diz se sentir lesado por pagar mensalmente a água que consome apenas de forma parcial. Ele informou que alguns proprietários rurais estão perfurando poços na tentativa de encontrarem água que possa ser utilizada para o consumo humano e de animais de criação.

A situação levou o Ministério Público do Ceará (MPCE) a encaminhar ofício à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), solicitando fiscalização nos sistemas de água e esgoto do Município.

O promotor de Justiça Gleydson Leandro Carneiro Pereira, autor do pedido, apontou a necessidade de cumprimento do Artigo 129, II, da Constituição Federal, que trata sobre a necessidade de “zelar pelo efetivo respeito dos poderes públicos e dos serviços de relevância publica”. O representante do Ministério Público pediu que seja realizada uma avaliação técnica em torno da qualidade da água (nos aspectos físicos e odor) distribuída pela Cagece, desde o armazenamento ate o processo de filtragem e distribuição da água em Campos Sales.

A visita dos técnicos da Arce ao município está agenda para os dias 25, 26 e 27 deste mês. Serão realizadas inspeções de campo, levantamento e avaliações documentais, obtenção e análise de informações de dados gerais da área técnica e, ainda, identificação e referência de ocorrências operacionais.

Em Nota, a Cagece informou que possui pleno conhecimento da atual situação da sede do município de Campos Sales.

A Companhia ressaltou que, até o início deste ano, estava em tramitação processo que tratava da liberação de recursos da ordem de R$ 20 milhões que seriam destinados à implementação do projeto de reestruturação de todo o sistema de abastecimento de água da sede do Município.

No entanto, o recurso teve sua liberação cancelada pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa), motivada por razões desconhecidas pela Cagece. Diante da negativa por parte da Fundação, a Companhia iniciou ações com recursos próprios voltadas para a melhoria da água tratada e distribuída à sede de Campos Sales.

Mais informações
Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)
Avenida Doutor Lauro Vieira Chaves, 1030
Telefone (85) 3101-1826
Vila União - Fortaleza 

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis