Santana do Cariri (CE): Liberado R$ 1 milhão para estrada

A necessidade de infraestrutura para acolhimento aos romeiros, que se deslocam até este município, impulsionou a assinatura de ordem de serviço para construção de uma estrada de acesso ao bairro de Inhumas, em Santana do Cariri. Na localidade, pode ser encontrado o santuário erguido em louvor à Benigna Cardoso da Silva, morta de forma brutal aos 13 anos, por Raul Alves, há mais de 73 anos. O processo de beatificação da jovem mártir está em fase de análise no Vaticano. O investimento é de R$ 1 milhão para a estrada, do Ministério do Turismo, em parceria com a administração local, por meio de financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF).

O local recebeu a denominação inicial de 'Corredor da fé", mas um projeto do vereador João Paulo Cabral pleiteia o nome da avenida de Monsenhor Vitaliano Matiolli. Ele foi o representante da Diocese do Crato como postulador da causa no processo para beatificação de Benigna Cardoso.

Serão 2,5 quilômetros da estrada que vai interligar a sede ao bairro de Inhumas. Na área a ser contemplada também será inaugurando um campus avançado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o Centro de Referência Casa de Pedra (CDP). O projeto vinha sendo pensando há cerca de três anos, como forma de possibilitar, além das pesquisas, um local onde os estudantes da universidade e os pesquisadores passassem a ter um ponto de apoio para desenvolverem suas atividades. A primeira etapa do CDP está prevista para ser inaugurada ainda em dezembro deste ano.

Ciclovias
O lançamento da obra do corredor da fé ocorreu no último sábado e esta é apenas a primeira etapa dos serviços, iniciados no começo da semana. Segundo o vereador, a obra contempla 1,5 metros de calçadas, com valas e calçamentos em paralelepípedo. Já na segunda fase prevista para complemento da obra, a previsão é que sejam inseridas ciclovias, urbanização com iluminação e boxes para atendimentos aos fiéis. A meta é implementar o local com estações da Via Sacra, como na Rua do Horto, em Juazeiro do Norte, em direção ao local onde está localizado o monumento erguido em homenagem ao Padre Cícero.

O pároco da cidade, Paulo Lemos, afirma que esta tem sido uma reivindicação antiga solicitada pela igreja pela comissão pró-Benigna. Segundo ele, a avenida se justifica por Inhumas ter se tornado um bairro, mas é importante a pavimentação e um espaço para os pedestres, já que todos os dias o local recebe visitantes de várias cidades da região e localidades de Santana do Cariri. "Na verdade, há períodos de maior movimentação como a romaria que acontece em outubro, mas todos os dias há visitantes, principalmente nos finais de semana, em que a cidade recebe centenas de pessoas", afirma padre Paulo.

Durante o feriado da Semana Santa, por exemplo, ele afirma que várias pessoas se dirigem ao local. Até porque, conforme o padre, há também outros lugares de visitações, como o Pontal da Santa Cruz, um dos mais altos da região, que está em fase de recuperação. Durante o final de semana, também acontece a apresentação da Via Sacra, com presença de grande público.

A previsão para conclusão da obra do "Corredor da fé" é de até seis meses, conforme a prefeita Danielli de Abreu Machado. O projeto irá beneficiar cerca de 450 famílias, com o acesso mais facilitado até o bairro. A pedra fundamental da obra foi lançada no local, após uma bênção religiosa, no santuário de Inhumas. De acordo com a gestora, a obra vai fortalecer o turismo religioso. "Há 12 anos a cidade recebeu a romaria de Benigna Cardoso, no mês de outubro, e com isso ocorreu um crescimento vertiginoso do número de romeiros. Na última romaria foram mais de 15 mil fiéis", disse. O comércio, de acordo com a prefeita, será um dos setores beneficiados, por ligar a sede à zona rural.

A obra fora denominada de Corredor da Fé por ser nesse trecho que todos os anos acontece o cortejo do pau da bandeira da padroeira de Santana do Cariri, Nossa Senhora Santana. A prefeita destacou a prioridade de empregabilidade para trabalhadores do Município. O coordenador da empresa Construtora Capa, Amilson Marques, responsável pela obra, disse que em um prazo de seis meses a estrada deverá ser concluída.

Para um dos membros da comissão para o processo de beatificação da menina Benigna Cardoso, Ypsilon Felix, o corredor é uma expressão pequena para a grandiosidade da obra. Ele disse que os romeiros e peregrinos que vão trafegar pela avenida irão se sentir mais honrados pela infraestrutura adequada, para Inhumas, que hoje está em uma posição bem vista em relação ao desenvolvimento de Santana do Cariri, não só pelo turismo religioso, mas também pelo turismo cientifico, com a instalação do campus da UFRJ. 

Mais informações
Prefeitura de Santana do Cariri
Rua José Augusto, 387
Centro
Telefone: 3545 1256

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis