CONFIRMADO! Crato receberá duas salas de cinema

A secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, participou a convite do secretário de Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, para participar de uma reunião para discutir a implantação de salas de cinema em 8 municípios cearenses. O encontro teve a presença de prefeitos e secretários municipais de Cultura. Dane de Jade representou o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos no debate.

O Município do Crato é um dos contemplados para receber duas salas de cinema –  uma com capacidade para 100 espectadores e outra para 200, com o intuito de gerar novos espaços de exibição de filmes beneficiando públicos do interior do Estado .

O projeto Cinema da Cidade faz parte das ações do Programa Cinema Perto de Você, organizado e coordenado pela Agência Nacional de Cinema, em parceria com o Ministério  da Cultura, BNDES, Ministério da Fazenda e articula  diversos instrumentos federativos para expansão e  democratização dos serviços de exibição cinematográfica.

De acordo com a secretária Dane de Jade, a prefeitura está agora providenciando a documentação para enviar à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará para liberação dos recursos e consequente implantação das duas salas de cinema em Crato.

A manutenção, os filmes a serem exibidos e a gestão do complexo de cinema serão debatidos entre os parceiros do projeto.  Segundo Dane de Jade a ideia é que as salas sejam uma espécie de espaço cultural, servindo para debates de temas importantes para a região, exibição de filmes de arte, nacionais, regionais, realização de mostra de vídeo e cinema entre outros eventos  que podem ser montados na Região do Cariri.

Saiba mais
Os municípios cearenses que receberão novas salas de cinema, em uma ação de descentralização e democratização do acesso ao audiovisual viabilizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), avançam nos preparativos para a construção dos equipamentos culturais. Serão ao todo 10 municípios, cada um recebendo duas salas de cinema - uma com capacidade para 100 espectadores, outra para 200, gerando novos espaços de exibição, de forma acessível, beneficiando o público do Interior do Ceará.

Cumprindo com o cronograma, o projeto está na fase de apresentação dos terrenos onde serão construídos os cinemas, a serem construídos com 80% de recursos federais e 20% de recursos do Governo do Estado, em articulação promovida pela Secult.

"Estamos fazendo um trabalho conjunto, passo a passo, de forma que todos os municípios envolvidos no projeto possam estar no mesmo estágio de cada uma das etapas previstas no edital, até que todas as salas estejam prontas", explicou o secretário da Cultura do Ceará, Guilherme Sampaio, em recente reunião, na sede da Secult, com prefeitos e secretários de Cultura de oito municípios que receberão as novas salas: Aracati, Canindé, Crateús, Crato, Iguatu, Itapipoca, São Benedito e Tauá. Mais duas cidades cearenses contempladas com o programa serão definidas em breve.

O programa "Cinema Perto de Você", do qual faz parte o projeto "Cinema na Cidade", que com o apoio da Secult inclui os municípios cearenses, é organizado e coordenado pela Ancine, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Fazenda.

O programa articula diversos instrumentos federais para a expansão, democratização e descentralização dos serviços de exibição cinematográfica, com foco na inclusão da população com baixa renda e residentes no interior dos estados. O objetivo é que, em quatro anos, sejam implantados 600 novos espaços de exibição em todo o Brasil.

Assessoria de Imprensa/PMC (Com informações do Governo do Estado)

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis