Dilma alerta: 2015 será de 'vacas magras'

Apesar de adotarem um tom conciliador em suas entrevistas, os integrantes da Frente Nacional de Prefeitos, deixaram o Palácio do Planalto, depois de 2h40 com a presidente Dilma Rousseff (PT) inconformados com a forma como o governo federal está tratando a questão da troca do indexador da dívida dos municípios, que aguarda solução do Congresso.

Na reunião, ao se queixarem do problema, os prefeitos ouviram do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que se, em 15 dias, não houver uma solução para o índice de reajuste da dívida, que os prefeitos ingressem na Justiça para questionar este cálculo.

A informação oficial foi prestada pelo presidente da Frente Nacional de Prefeitos, José Fortunati, de Porto Alegre, que falou em nome dos colegas. "Não podemos ficar por muito tempo vivendo este período nebuloso ou então faremos como Eduardo Paes, que entrou na Justiça contra este indexador", desabafou o prefeito gaúcho.

Na reunião no Planalto, na qual estavam presentes, além de Levy, também os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e do Planejamento, Nelson Barbosa, a presidente Dilma apresentou um cenário difícil para a economia neste ano.

Ela disse que 2015 será um ano "de vacas magras", disse que o contingenciamento do orçamento "será grande" e avisou que o governo vai fazer "um grande esforço para fazer a inflação volta ao centro da meta".

Apesar do clima negativo, Dilma afirmou que "tem convicção" de que, no início de 2016 o cenário já será "muito bom". Na reunião, ela pediu colaboração dos prefeitos e que "cada um faça seu dever de casa", prometendo que o governo federal "será solidário" na busca de solução para os problemas.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis