"Ceará se aproxima de ter a melhor saúde pública do País", diz Ciro Gomes

A transmissão de cargo na Secretaria da Saúde do Estado do Ceará entre o ex-secretário Ciro Gomes (Pros) e o novo secretário Carlile Lavôr aconteceu no começo da noite desta segunda-feira, 5, na sede da secretaria. Ciro Gomes elogiou a estrutura da saúde deixada pelo ex-governador e seu irmão, Cid Gomes (Pros). Já Carlile ressaltou que sua gestão atuará na integração do trabalho e na prevenção de casos médicos.

O ex-secretário afirmou que o Ceará “se aproxima de ter a melhor rede de saúde pública de todos os Estados brasileiros”. Tanto Ciro como Carlile ressaltaram a necessidade de pensar sobre o financiamento da saúde no País. O novo secretário frisou ainda que 2015 será um ano de dificuldades financeiras para todos os Estado.

Em sua nova gestão à frente da pasta, Carlile, que foi secretário no governo de Tasso Jereissati (PSDB), enfatizou que, a pedido de Camilo Santana, a pasta buscará integração com secretarias e entre o governo e os municípios para viabilizar melhorias na área. 

A prevenção também será um foco: “se a gente não cuidar da prevenção, os hospitais não vão dar conta”, pontuou. Ele destacou que o ex-governador Cid Gomes (Pros) construiu hospitais novos, mas eles não darão conta da demanda se continuarem ocorrendo acidentes que podem ser evitados, como, por exemplo, envolvendo motoristas que dirigem embriagados.

Diversos ex-secretários e autoridades políticas prestigiaram a transmissão de cargo, como Arruda Bastos e Jurandir Frutuoso, que já atuaram na pasta. 

Carlile Lavor foi o idealizador do Programa Agente Comunitário de Saúde, implantado no Ceará em 1987, no governo de Tasso Jereissati, quando também foi secretário da Saúde. O programa foi adotado pelo Ministério da Saúde em 1991 e chegou a ser implantado fora do Brasil. 

Fonte: O Povo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis