Seca neste ano agrava crise de abastecimento em 20 cidades do CE

Pelo menos 20 municípios permanecerão com situação crítica de abastecimento de água neste primeiro trimestre do ano. Desse total, ainda há aqueles que aguardam obras emergenciais, sobretudo, perfuração de poços profundos, adutoras e carros-pipas para atendimento da demanda nas cidades. A situação mais grave é do município de Jaguaretama, uma vez que o fornecimento será por carro-pipa nos próximos dois meses e que até o fim da semana ainda está em fase de implementação pela Companhia de Águas e Esgotos do Ceará (Cagece) e Prefeitura Municipal.

Esse quadro foi debatido, ontem, na primeira reunião de 2015 do Comitê Integrado de Combate à Seca, realizado no Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, presidida pelo titular recém-empossado da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Dedé Teixeira. O novo secretário explicou que o encontro tinha um objetivo maior de conhecimento do quadro de seca instalado no Estado e que vem penalizando não apenas a agricultura e a pecuária, mas o próprio homem do interior.

Ao apresentar o quadro das cidades com situação mais crítica em seus mananciais, o coordenador de Gestão Hídrica, da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Gianni Lima, explicou que das 20 cidades, 12 ainda não contam com obras emergenciais para suprir as necessidades de água das populações.

Na apresentação ao comitê, ele pontuou como localidades mais vulneráveis as existentes em Apuiarés, Miraíma, Canindé, Caririaçu, Crateús, Irauçuba, Jaguaretama, Maranguape, Nova Russas, Novo Oriente, Parambu, Pereiro, São Luis do Curu, Senador Sá, Tauá, Tejuçuoca, Uruoca, Ipaporanga, Mineirolândia e Jaguaribe.

“Caso persista a seca neste ano, há a possibilidade de que localidades desses municípios fiquem também em situação crítica na questão do abastecimento”, disse Gianni. No caso de Jaguaretama, a Defesa Civil do Estado garantiu que o fornecimento de água estará garantido pelos próximos dois meses, por meio de parceria entre o governo do Estado, com o apoio da Cagece, e Prefeitura.

Funceme
Também presente à reunião, a meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, disse que o órgão ainda mantém a previsão predominante de chuvas abaixo da média histórica, em torno de 55%, para o primeiro trimestre deste ano. Ela informou que uma avaliação será informada ainda neste mês, mas até o momento não alterações significativas que possam mudar este prognóstico, que são, especialmente, as observações em torno dos oceanos Atlântico e Pacífico. Este último ainda tem uma influência negativa do fenômeno El Niño, que interfere na quadra chuvosa do Semiárido brasileiro.

Segundo Meiry, mesmo que houvesse uma quadra dentro da média histórica, o Ceará ainda detém um considerável déficit de recarga em seus açudes, em função dos três anos seguidos de seca. Ela reforçou a posição da Funceme em não considerar as chuvas caídas neste fim de semana no Estado como prenúncio da quadra invernosa.

Mais informações
SDA
Telefone: 3101-8105

Funceme
Telefone: 3101-1127

MARCUS PEIXOTO
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis