Quixadá (CE): Encontro traz previsões sobre chuva

A apresentação dos profetas da chuva acerca da quadra invernosa no Ceará é aguardada com expectativa no Interior do Estado. Além de agricultores, autoridades, pesquisadores, estudiosos e estudantes, dezenas de curiosos deverão se concentrar, na manhã deste sábado (10), no Parque de Exposições da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Ceará (Acocece), na estrada do Açude Cedro, em Quixadá, para conhecerem os prognósticos do XIX Encontro dos Profetas da Chuva. O evento, aberto ao público, tem início previsto para as 8 horas.

De acordo com um dos idealizadores e organizadores do Encontro, João Soares, profissionais da imprensa, da radiodifusão e de várias emissoras de televisão também estarão presentes para conhecerem as previsões extraídas da ciência popular.

Prestígio
Várias autoridades públicas e políticas também confirmaram suas presenças, dentre elas o novo secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Dedé Teixeira; seu antecessor, Nelson Martins; e o novo secretário estadual de Pesca, Aquicultura e Agricultura Irrigada, Osmar Baquit. Eles terão contato direto com os protagonistas, como Antonio Lima, Lurdinha Leite e seu irmão, Chico Leite.

Alguns desses profetas já adiantaram suas previsões. Um deles foi Ribamar Lima. Baseado na observação dos pássaros, insetos e principalmente dos astros, ele não vê com otimismo o período invernoso do Ceará. Acompanhando o movimento da primeira lua cheia de janeiro, constatou que a barra áurea não apareceu. O mesmo ocorreu na barra da lua do Natal e do Ano Novo.

Esses são indícios de que a chuva será escassa para repor a carga dos açudes e também para garantir pasto para os animais. O mau prenúncio também havia sido apontado pela maioria no Encontro do ano passado.

Para conhecer como os profetas e profetisas fazem suas análises é melhor participar do Encontro, explica o engenheiro químico Helder Cortez, outro idealizador do evento. Todavia, Cortez ressalta não ser conveniente fazer comparações entre as previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e as apresentadas em Quixadá.

Meteorologia
"Enquanto as observações de nossos profetas estão centradas na cultura popular, associadas a rezas, crenças e esperança, o nosso órgão oficial meteorológico se concentra na ciência profissional, focado principalmente na recarga hídrica do nosso Estado", ressalta.

Mais informações
XIX Encontro de Profetas da Chuva
Parque de Exposições da Acocece, Estrada do Cedro - Quixadá

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis