Revendas do Cariri antecipam retração com a volta do IPI

Na contramão da retração nacional do mercado de automóveis, Juazeiro viu, nos últimos anos, um aumento da sua frota acima da média, que se transformou em uma das maiores do Estado do Ceará. No entanto, as concessionárias se preparam para um ano de 2015 difícil, devido a uma possível queda nas vendas com a volta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Apesar de ainda não terem nada oficializado pelas montadoras, que aguardam a definição do Governo Federal, as concessionárias locais já avaliam como preocupante o retorno da taxa. Para driblar a crise que se anuncia, as empresas apostam no mercado regional, que é ascendente e planejam estratégias.

Crise
O gerente comercial da Citroën, Fernando Almino, acredita que, independentemente da volta do Imposto, as vendas já vêm em declínio desde o ano passado. "Em comparativo com 2013, o ano de 2014 teve uma redução de 5% nas vendas da concessionária Citroën. Após 12 anos de mercado em crescimento, tivemos 2014 como o primeiro ano de declínio", conta o gerente. "A tendência, com o aumento de taxa de juros e a insegurança do Governo, é cair ainda mais", acrescenta.

Contudo, na linha de carros populares, os mais vendidos na região, a concessionária Cevema, que é líder entre as revendas Fiat, comemora os números positivos, mesmo em tempos de retração do setor. Na tentativa de manter as vendas aquecidas e a garantir a clientela, a empresa oferece condições facilitado na compra de veículos por meio do consórcio nacional Fiat.

Segundo o gerente de vendas Ticiano Ribeiro, o mercado do Cariri se encontra de acordo com o nacional, com uma retração em torno de 8% a 10%. Apesar disso, ele afirma que é um negócio promissor, onde ainda existem arestas para se trabalhar, inclusive fazendo mais investimentos.

Estratégias
Na Honda, o gerente Cláudio Cavalcante também está otimista e garante que a concessionária não repassará o aumento de IPI aos clientes, mesmo que se confirme seu retorno. A ideia é manter, assim, uma boa expectativa nas vendas tanto de carros zero, quanto dos semi-novos. As concessionárias esperam, ainda, que as montadoras mantenham a taxa de juros de financiamento e apostam no marketing para divulgação dos produtos.

MIRELLY MORAIS
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste



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