Crato (CE): Saúde Bucal do município inicia suas ações com capacitação pioneira na região

O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Saúde Bucal deu inicio na manhã desta quinta-feira (8) no Auditório do Laboratório Central de Saúde Publica Lacen  do Crato as  atividades do Projeto Sorriso em Ação do ano de 2015.

A equipe da saúde bucal do Crato composta por dentistas e atendentes de saúde bucal participaram de uma capacitação sobre Tratamento Restaurador Atraumático(TRA). Ministrada pela odontóloga e professora da Universidade de Fortaleza (Unifor), Grace Teles. O tratamento restaurador atraumático (TRA) é um tratamento alternativo para a cárie dentária. A dentina cariada desmineralizada e insensível é removida apenas com instrumentos manuais, sem a necessidade de eletricidade ou anestesia. Durante a capacitação foram feitas demonstrações em crianças.

De acordo com a Coordenadora de Saúde Bucal do município do Crato e responsável pelo Projeto Sorriso em Ação, Saskia Barreto o objetivo primordial desse treinamento é habilitar os profissionais na atuação de forma precoce restaurando e selando os dentes das crianças na própria escola sem que seja necessário deslocar-se até o posto de saúde. “É um tratamento eficaz onde também a dor e ansiedade são significantemente reduzidas nos pacientes que recebem a terapia TRA em comparação com a terapia convencional. Estamos trabalhando de forma pioneira na região” enfatiza.

A Secretária de Saúde do Crato Aline Franca destaca as atividades desenvolvidas pela coordenação de saúde bucal “Nossos profissionais estão cada vez mais preparados para atender as necessidades da população, existe um comprometimento constante em relação a qualidade de vida. O  Centro de Especialidades Odontológicas  CEO municipal vem promovendo assistência a todos que o procuram e o projeto Sorriso em Ação se destaca pela efetividade” ressalta.

Além da escovação e aplicação de flúor foram avaliadas diversas crianças para a realização do Tratamento restaurador atraumático nas crianças indicadas.

Assessoria de Imprensa/PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis