Ceará conta com mais de 9 mil vagas no Sisu

Com a adesão de mais instituições e o aumento da oferta em relação ao ano passado, as universidades cearenses irão disponibilizar, em 2015, mais de 9.200 vagas no Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Esse é o maior número já registrado desde que o processo seletivo se tornou o principal meio de ingresso no ensino superior no Estado. Neste ano, além da Universidade Federal do Ceará (UFC), devem oferecer oportunidades o Instituto Federal do Ceará (IFCE), a Universidade da Integração Internacional de Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e, pela primeira vez, a Universidade Estadual do Ceará (Uece).

A inscrição no sistema é voltada para os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014. Somente na UFC, serão abertas 6.238 vagas em 106 cursos de graduação, nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. A quantidade de postos é 10,25% superior à oferta do ano passado.

Inscrições
A universidade afirma que publicará o edital sobre a participação no processo seletivo até o fim desta semana, mas já revelou que o período de inscrições começa no próximo dia 19 e vai até o dia 22. Cada concorrente poderá escolher até duas opções de curso em ordem de preferência. Neste ano, haverá apenas uma chamada realizada pelo Ministério da Educação, a qual ainda não tem data para ocorrer.

Para os interessados em ingressar no IFCE, serão disponibilizadas mais de 2 mil vagas. Dentre os 34 cursos que terão postos dedicados aos candidatos do Enem, estão o de Artes Visuais, em Fortaleza, o de Gastronomia, em Baturité e Ubajara, e o de Engenharia Ambiental, ministrados em Juazeiro do Norte, Maracanaú e Quixadá.

A Unilab irá oferecer vagas em dez cursos, como Administração Pública, Agronomia, Engenharia de Energias, Matemática e Química. Ao todo, serão 480 oportunidades. A formação com maior número de vagas ofertadas é o Bacharelado em Humanidades, com 160 postos disponíveis.

Cursos
A novidade de 2015 é que, pela primeira vez, a Uece participará do Sisu. A instituição ofertará 1.033 vagas em 65 cursos, distribuídos nos campi de Fortaleza, Crateús, Limoeiro, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Tauá.

Nos cursos que oferecem ingresso tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivos, 50% das vagas serão abertas no semestre 2015.1. Já nos cursos onde há ingresso apenas no primeiro semestre, a disponibilidade de postos pelo Sisu será de 25%, enquanto os demais serão preenchidos por meio do vestibular. A universidade realizará três chamadas.

Para a professora Marcília Chagas Barreto, pró-reitora de Graduação da Uece, a adesão da instituição ao Sisu é uma possibilidade de ampliar o acesso ao ensino superior. "Grande percentual dos nossos alunos é de baixa renda, então entendemos que participar do sistema é dar um passo além na democratização da universidade", afirma.

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis