Camilo se reúne com deputados federais

A bancada federal cearense se reúne amanhã, em Brasília, com o governador eleito Camilo Santana (PT) para discutir as prioridades do Estado no orçamento da União em 2015 e a articulação por emendas parlamentares. Os dez novos deputados federais que vão representar o Ceará no Congresso Nacional ficam de fora desse primeiro encontro, que deve debater, além da pauta orçamentária, o relacionamento com o Governo do Estado.

De acordo com o coordenador da bancada federal do Ceará, deputado Antonio Balhmann (PROS), a discussão deve contemplar as emendas indicadas pelos atuais congressistas, principalmente as de bancada, e as prioridades para os próximos anos. "Essa é a primeira reunião com a bancada para que possamos trocar opinião sobre a linha de governo, é uma primeira aproximação operacional", explica.

Balhmann acrescenta que a reunião - que ocorrerá na Casa de Representação do Ceará, às 9 horas - deve pautar a execução de proposta por meio das transferências de recursos da União. "Não é só a questão das emendas, é uma troca de opinião geral, observação de contribuir com as principais linhas de governo e no relacionamento com o Governo Federal. A reunião é aberta, mas é uma oportunidade de prioridades de emendas de bancadas para 2015", declara.

Empossados
Questionado sobre a participação dos novos deputados federais, Balhmann diz que eles só deverão ser convidados posteriormente, após serem empossados. "Essas emendas serão dos deputados atuais, a definição é dos deputados atuais. Essa participação (dos novos parlamentares) será a partir de fevereiro, depois que forem empossados. Quando os novos entram, só vão ter condições de colocar emendas para 2016", justifica.

Antonio Balhmann não soube detalhar quando seria realizada a convocação dos deputados federais que assumem mandato em 2015, à exceção dos veteranos, para uma conversa com Camilo Santana. Em janeiro, haverá uma eleição para escolher a nova coordenação da bancada federal do Ceará. A reunião de amanhã deve ser a última da atual composição da bancada do Ceará no Congresso. No próximo ano, dez novos nomes passam a integrar o grupo.

Entre as temáticas que devem constar no debate, entram a educação e os projetos de infraestrutura do Estado. "Vamos começar pela questão das emendas, a bancada define suas prioridades a cada ano, para onde é que vão os recursos: área de educação profissionalizante, turismo, esses temas que deverão ser sempre contemplados, estrutura urbana da Região Metropolitana de Fortaleza e do Cariri", destaca, confirmando que a convivência com a seca deve compor a conversa.

Plano de governo
O plano de governo do próximo governador do Ceará, Camilo Santana, também pode ser lembrado pelos congressistas. Atualmente, o material está sendo elaborado pela equipe do petista. "O plano está sendo formatado e muitas obervações vão ser emitidas no sentido de contribuir com o plano, especialmente em relação às fontes de recursos e à questão operacional entre bancada, governo e ministérios", garante Balhmann.

No último sábado, o governador eleito Camilo Santana promoveu um seminário, no Centro de Eventos, em Fortaleza, para exposição das primeiras diretrizes do rascunho do plano de governo. Na ocasião, ainda não foi aberto espaço para movimentos sociais e sociedade civil encaminharem propostas, conforme prevê o próximo gestor.

Segundo a assessoria de imprensa do petista, as proposições só serão acolhidas no seminário que ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, contando com a formação de grupos para debater as áreas temáticas do governo. No encontro de sábado, já foram acolhidas inscrições de pessoas que vão participar desse segundo momento. No entanto, ainda há possibilidade de se inscrever por meio da equipe que está articulando o plano de governo e a transição da gestão.

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis