Vai comprar na Black Friday? Procon indica lojas que devem ser evitadas

O Procon-SP atualizou na última segunda-feira a lista de sites não confiáveis para compras online. A seleção conta agora com 449 endereços que devem ser evitados porque ignoraram as reclamações dos consumidores mesmo depois de notificações do órgão.

A dois dias da Black Friday brasileira, a lista vem a calhar. Quem estiver disposto a caçar promoções na sexta-feira, 28, deve ficar atento para não cair em golpes. No caso dos sites contra-indicados pelo Procon, a falta de entrega do produto adquirido é a principal queixa.

Para aproveitar a Black Friday com segurança, o Procon recomenda verificar os preços cobrados antes do dia de descontos, prática que pode ser feita em sites de busca e nas páginas das empresas participantes.

Além disso, é importante analisar a descrição do produto, comparar com outras marcas e imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).

Por fim, vale a pena ler a política de privacidade da loja online para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.

Dicas gerais
Antes de realizar uma compra online, o Procon-SP orienta os consumidores a prestarem atenção nos seguintes pontos:

- Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail);

- Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;

- Desconfie de ofertas vantajosas demais;

- Não compre em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o o boleto bancário e/ou depósito em conta.

- Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;

- Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.

Fonte: Olhar Digital



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis