Hemoce comemora a Semana do Doador

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está em festa. A unidade de saúde comemora a 8ª Semana Nacional do Doador, que teve início ontem e segue até sábado, oferecendo programação diferenciada aos voluntários que se dispuserem a contribuir. Entre as atividades, estão inclusas apresentações de mágicos, humoristas e profissionais de circo.

"É uma festa preparada com muito carinho, numa forma de dizer muito obrigada a esses heróis que durante todo o ano disponibilizaram um pouquinho do seu tempo e doaram sangue em solidariedade e amor ao próximo", destaca Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

De acordo com a servidora do Centro, o estoque da rede de saúde está necessitando de reforço, e as comemorações da Semana do Doador chegam em boa hora, devido à proximidade com a época de fim de ano. "Todos os tipos sanguíneos são necessários neste momento, mas, em especial, 'O positivo' e 'O negativo'. O período de Natal e Ano Novo é bem delicado para o hemocentro, pelo fato de os dois feriados terem apenas uma semana entre um e outro, tempo em que é necessário regularizar o estoque", ressalta Nágela Lima.

O motorista Francisco Cardoso aproveitou a ocasião para doar sangue pela trigésima vez. "Isso não significava nada pra mim, até o momento em que minha mãe precisou. Eram necessárias 12 bolsas de sangue e só conseguimos quatro. Tivemos que correr atrás das outras. A partir daí eu reconheci a importância e continuei com as doações. Não tem incômodo e eu me sinto bem", comenta.

Durante a semana, os doadores podem se dirigir à unidade do Hemoce da Avenida José Bastos e no posto de coleta do Instituto Dr. José Frota (IJF). De segunda a sexta, o atendimento é realizado das 7h30 às 18h30. No sábado, a coleta vai das 8h às 16h.

Os hemocentros regionais, situados nos municípios de Iguatu, Crato, Sobral, Quixadá e Juazeiro do Norte também comemoram o período, recebendo doações e promovendo atividades diferenciadas.

BRUNO MOTA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis