Juazeirense Soropositiva representa o estado do Ceará em encontro nacional no MS

Mais de 100 mulheres representantes de todos os estados do Brasil estão reunidas em Campo Grande (MS) de 27 a 29 de novembro para o IV Encontro Nacional do MNCP (Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas), dentre elas a juazeirense Silene Santos. O encontro busca estreitar os laços entre as mulheres dos diversos estados brasileiros e criar condições para que sejam estabelecidas linhas comuns de ação para este grupo em seus respectivos estados e cidades.

Vários temas estão sendo abordados e debatidos no encontro dentre eles: o desafio de continuar estabelecendo estratégias inovadoras de protagonismo político capazes de contribuir para o fortalecimento da resposta social do País no enfrentamento da AIDS entre a população feminina; o fortalecimento da sociedade civil que é um dos elementos­chave para que a epidemia da AIDS tenha um fim até 2030; estratégias de fortalecimento do trabalho em rede no contexto das novas metas globais com a nova agenda de compromissos com o desenvolvimento humano sustentável e com os direitos humanos, que substituirá, a partir de janeiro de 2016.

“Nesse encontro, esperamos conseguir encontrar soluções comuns que possam servir de referência para todos os estados brasileiros, como respeito aos direitos humanos, gratuidade do tratamento, prevenção – com foco nas mulheres –, entre outros”, destaca a Radialista Silene Santos que participa do evento representando o estado do Ceará que há 4 anos descobriu ser soropositiva.

Silene ainda lembra o próximo dia primeiro de dezembro ­ Dia Mundial de Combate à AIDS e destaca que as mulheres que vivem com HIV, não podem nunca se calar. Não podem nunca serem neutras. Não podem nunca tolerarem a violência contra mulheres. Em sua opinião, para acabar com a epidemia da AIDS até 2030, “precisamos eliminar todas as formas de violência contra a mulher”, conta.

Robson Roque

Fonte: Miséria



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis