Ceará passa hoje à zona livre de aftosa

A 17ª edição do Seminário Nordestino de Pecuária (PecNordeste) será aberta hoje, às 9 horas, no Centro de Eventos do Ceará. Este ano o encontro tem como tema "Viver Bem no Semiárido".

Durante a solenidade de haverá um momento importante para o setor: o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Eustáquio Andrade, assinará a portaria que decreta o Ceará como livre da febre aftosa com vacinação.

Para o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, a certificação é relevante economicamente para o Ceará já que, desta forma, será possível a comercialização de animais com os Estados, com o status sanitário igual ou menor que o Ceará.

"A partir de maio de 2014, vivemos a expectativa de reconhecimento internacional, pela Organização Mundial de Saúde Animal, o que vai permitir comercialização com todo o País, sem necessidade de quarentena. Isso permitirá que diminua o tempo de transferência do animal para os Estados que ocupam a condição de zona livre. Será possível também receber animais de outros Estados de alta linhagem, o que vai permitir o melhoramento genético do nosso rebanho", explica.

Segundo Martins, a mudança de status foi concedida pelos esforços do governo estadual quando estruturou a Agência de Defesa Agropecuária (Adagri) na contratação de profissionais e aquisição de veículos e equipamentos.

"Passamos de 20 para 40 escritórios no Interior. Os novos veículos e equipamentos permitiram fiscalização nas fronteiras com outros Estados, se os produtos e os animais obedeciam as determinações do Mapa e as normas internacionais. Fiscalizamos também as propriedades rurais do Ceará. A Ematerce orientou os produtores sobre como agir corretamente no trato com o rebanho a fim de evitar que os animais fossem contaminados com o vírus", revela.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, (Faec), Flávio Saboya, a certificação é extremamente oportuna e veio ao encontro do Seminário.

"A mudança de status nos abre perspectivas de negócios, e o PecNordeste é um local vendável porque ali estão representados todos os segmentos da pecuária que se envolvem com esta área", avalia Saboya.

Segundo ele, a certificação que garante ao Estado sair da zona de risco de desconhecimento, para zona livre de febre aftosa com vacinação, irá gerar bons rendimentos econômicos.

"Com a mudança podemos levar os animais em eventos em outros Estados. Nossos animais serão procurados por outras regiões. Com este novo status, passamos a ficar igual a muitas regiões do Brasil. Acredito que no primeiro semestre do próximo ano estaremos com nossas fronteiras abertas", frisa.

Homenagem
Ainda durante a abertura do 17ºPecNordeste será outorgada a Medalha do Mérito Rural Professor Prisco Bezerra ao senador Eunício Lopes de Oliveira (Categoria política e/ou administração pública), ao industrial e pecuarista Luiz Prata Girão (Categoria produção rural e/ou liderança classita) e ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae (Categoria desenvolvimento científico, econômico, tecnológico ou de ensino).

O Seminário visa fortalecer as cadeias produtivas do agronegócio da pecuária no Ceará. O encontro é uma promoção da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Senar/CE), do Sebrae e dos Sindicatos dos Produtores Rurais.

DENISE NUNES
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis