Barbalha (CE): Cidade participa da 41ª Feira de Turismo das Américas

O Ceará vai participar da Feira das Américas/Abav, a maior do segmento turístico no Brasil, com uma delegação de 150 participantes, incluindo representantes de 20 municípios, empresários e gestores ligados ao setor. O evento ocorre entre os dias quatro e oito de setembro, no pavilhão de exposições Anhembi, em São Paulo.

O Estado vai ser divulgado em três estandes: um para a Rota das Emoções (roteiro integrado entre Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses); um para o artesanato local, e outro, institucional. Neste, quatro ilhas vão promover diferentes regiões do Ceará, sendo duas para os litorais Leste e Oeste, uma de “Serra e Sertão” e, a última, para Fortaleza.

A 41ª edição do evento está cheia de novidades: além da mudança da cidade-sede (do Rio de Janeiro para São Paulo), foi adotado o modelo do Salão do Turismo, que agora ocorre junto à Feira das Américas. Os três primeiros dias são voltados para os empresários, enquanto os dois últimos são abertos para o público final.

Para o secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, “a mudança de concepção da feira estimula a participação dos municípios, a interiorização das ações e o surgimento de roteiros integrados, propondo uma nova agenda para o turismo".

A expectativa é que passem pela Feira das Américas 75 mil pessoas que vão conhecer destinos de 50 países e cinco mil expositores dos diferentes segmentos do setor de turismo, dispostos em uma área de 400 mil m².

Cearenses vão participar de rodadas de negócios
Nos dois primeiros dias da feira, o SEBRAE vai organizar rodadas de negócios, com 20 compradores internacionais (dia quatro) e 24 nacionais (dia cinco). Para participar, os interessados devem ser micro ou pequenos empresários, com registro no Cadastur (Ministério do Turismo) e ter uma programação de tarifas previstas até 2016.

O município barbalhense estará sendo representado através da Secretaria de Cultura e Turismo, na 41° Feira de Turismo das Américas, que acontece em São Paulo no Anhembi. Barbalha estará mostrando seu potencial turístico, suas belezas naturais, sua cultura e sua economia. Ao todo são 62 países presentes no evento.

O secretário de Cultura, Antônio de Luna e o prefeito Zé Leite se farão presente ao evento. “Depois de participar da Feira Internacional do Turismo no Rio de Janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Barbalha foi convidada para participar da Feira de Turismo das Américas promovida pela ABAV e mostrará toda sua religiosidade, seu artesanato, sua festa, suas belezas naturais. Esse convite só vem confirmar que nosso município desponta como um centro turístico não só do Ceará mas de todo o Brasil”, destacou Antônio de Luna.

O prefeito Zé Leite ressalta a importância de uma feira como essa para o município de Barbalha: “É importante para o município porque são mais pessoas que passam a conhecer e visitar nossa cidade. E uma feira desse porte é relevante não só para poder mostrar as nossas ações, nossas belezas naturais, mas para também para que o turista ao vir a nossa região gaste os seus recursos no município”, avaliou.

Com informações da Setur e da Assessoria de Imprensa / PMB


AddThis