Novos médicos reforçam PSF nos bairros e zona rural do Cariri

Os primeiros atendimentos do Programa Mais Médicos no Cariri foram realizados nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF), deste município, por cinco profissionais. Na região, Jardim recebeu quatro, além da cidade de Barbalha. Na terra do Padre Cícero, veio o alívio para os usuários de algumas unidades que estavam descobertas. Mas a deficiência no sistema ainda existe na cidade, mesmo com 64 postos do PSF.

Os bairros Salesianos, Franciscanos, Frei Damião, Vila Real e João Cabral foram beneficiados. No posto 59, no Salesianos, a médica Carla Vitorino, assumiu ontem a função, que estava há cerca de dois meses sem profissional para atendimento. Um dia antes, ela foi realizar o reconhecimento da área de atuação que irá cobrir, de 4 mil pessoas. O número de pacientes diários estão dentro do preconizado pelo programa, de até 40 pacientes, com os casos de emergência.

Segundo a médica, ainda há muitas questões que precisam ser definidas pelo programa, como as garantias sociais, além da insalubridade. "Até agora, quanto a isso, não ficou muito claro. Não se especifica férias e nem a questão do 13º", diz ela, mas não reclama do salário líquido de R$ 10 mil, já que os profissionais do PSF concursados ganham pouco mais de R$ 5 mil. Ela ainda ressalta a carga horária benéfica. Eles terão que trabalhar 40 horas semanais, só que oito estarão dedicadas à pós-graduação em Saúde Pública, que deverá ocorrer "on line".

A responsável pelo posto, a enfermeira Náila Gonçalves, comemora a contratação. Segundo ela, havia dificuldade no cumprimento da carga horária por parte do médico que atendia anteriormente. E nem todos os dias ele estava presente, por dificuldades pessoais. "Foi por isso que ele se afastou do cargo", ressalta. Mas, a ineficiência no atendimento tem sido motivo de reclamações de usuários em vários postos da cidade que, mesmo chegando cedo ao local, não conseguem se consultar. "Uma das vantagens desse programa é que agora teremos a médica nos dois expedientes para atendimento", reconhece ela.

Os pacientes, por outro lado, ainda reclamam da ineficiência do serviço e aposta na melhoria com o Mais Médicos. Para a dona de casa Maria Amélia de Oliveira Santos, que tem problema de osteoporose, não tem sido fácil obter uma consulta para dar continuidade ao seu tratamento. Chegou ao posto às 6 horas e saiu praticamente às 10 horas sem conseguir uma consulta com o médico de sua área.

Deficiência
Uma agente de saúde não quis se identificar, mas ela afirma que a sua área de cobertura no bairro Salesiano, está desassistida e não tem para onde encaminhar os usuários que acompanha. São desde idosos, a pacientes hipertensos, diabéticos. No bairro, estão atuando dois médicos do PSF. A área de cobertura abrange cerca de 8 mil habitantes.

Mais informações
Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte
Rua Rui Barbosa, 71
Bairro Santa Tereza
Telefone: (88) 3511.3800

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis