Católicos de Crato e Juazeiro festejam padroeiras

Uma multidão de cerca de 70 mil pessoas lotou às ruas do Centro do Crato, na noite de ontem, para celebrar o dia de Nossa Senhora da Penha, Padroeira da cidade. O cortejo foi iniciado a partir da Sé Catedral, às 17 horas, seguindo pelo Centro. Já em Juazeiro do Norte, logo cedo, uma salva de fogos anunciava para a população a abertura da Festa de Nossa Senhora das Dores, uma das maiores do Nordeste. O calendário das romarias só será aberto oficialmente no dia 10 de setembro, quando a cidade começa a receber os fiéis de todo o Nordeste, principalmente dos Estados de Alagoas e Pernambuco. A Igreja Católica estima que, pelo menos 400 mil romeiros, passe pela terra do Padre Cícero nos 15 dias de festejos alusivos à padroeira da cidade.

A Festa de Nossa Senhora das Dores é uma das mais festejadas da cidade, entre as principais romarias do ano, incluindo a de Finados, no mês de novembro, e de Nossa Senhora das Candeias, em fevereiro.

Durante a programação acontecem, além dos cortejos que envolvem os novenários, caminhadas, missas e quermesses, as procissões dos carros, no dia 14, uma forma do romeiro homenagear à Mãe das Dores e ao povo da cidade pela recepção, e a dos carroceiros, no dia 8.

Planejamento
Segundo o pároco da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, Joaquim Cláudio de Freitas, neste ano, o planejamento da romaria iniciou cedo, desde julho, com as primeiras reuniões.

Vários aspectos relacionados à infraestrutura de melhor acesso, banheiros, retirada dos barraqueiros da área da Igreja Matriz, além de segurança foram abordados. "São questões que ainda persistem, mas estamos buscando soluções e é possível que haja uma melhoria nesse sentido", ressalta. Os noitários da festa serão iniciados a partir de hoje e seguem até o próximo dia 14.

Neste ano, o tema proposto pela Pastoral Diocesana de Romarias para a festa é "À luz da fé , somos romeiro, no caminho da vida e da missão". A pré-festa de Nossa Senhora das Dores foi inicia no dia 20 de agosto, nos setores e comunidades, e foi concluída no último sábado, como forma de proporcionar um envolvimento maior das comunidades. Para o padre Joaquim, mesmo com a grande estimativa no número de romeiros, ele diz que a cada ano pessoas vêm à cidade pela primeira vez. "Então, é uma escala crescente durante as romarias", diz.

A missa oficial de abertura da festa da Mãe das Dores aconteceu às 19 horas de ontem, em frente à Basílica, depois do percurso de fiéis da Rua do Horto, com a procissão com a imagem e a bandeira da santa. O hasteamento das bandeiras do Nordeste e de Nossa Senhora das Dores ocorreu às 18h30, em frente à Matriz. Nas celebrações, padre Joaquim disse que contará com a presença de caravanas das paróquias de Santana do Cariri, Caririaçu, Barbalha, Abaiara, além de Juazeiro do Norte.

Nossa Senhora das Dores é também padroeira da cidade de Assaré, no Cariri. Mesmo com a grande devoção existente em outras localidades do Brasil, o pároco afirma que, em Juazeiro do Norte, antes mesmo do Padre Cícero se instalar na cidade, em 1872, já havia uma devoção na pequena vila de Tabuleiro Grande, que deu origem ao município. "Ele deu o incentivo maior e a devoção se espalhou por todo o Nordeste", diz. E é por essa condição, que a aposentada Luci Gomes reconhece a festa como a maior para os nordestinos. "São pessoas de todos os lugares que enchem as ruas de Juazeiro. É um tempo de festa. São 15 dias de festejos", diz ela.

Em Crato, a multidão vai às ruas celebrar Nossa Senhora da Penha com os cânticos e orações durante a caminhada. Muitos fiéis pagam promessas, e por vários anos seguem à procissão de pés descalços. O padre Edmilson Neves, destaca a grande participação dos devotos durante os novenários, que acontecerem desde o último dia 23, em frente à Sé Catedral. "É uma devoção que cresce a cada ano, e estamos felizes com essa participação", diz. Este ano, a cidade do Crato comemora 245 anos de paróquia e 99, como Catedral da Sé.

Mais informações
Secretaria de Turismo e Romaria
Praça do Cinquentenário
Juazeiro do Norte
Cariri
Telefone: (88) 3511.4040

Foto: ROBERTO JAMACARU 

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis