Novos médicos iniciam hoje nas regiões Centro-Sul e Cariri

O Cariri e o Centro-Sul do Estado do Ceará são pioneiros no Interior a implementar o programa Mais Médicos. Os profissionais de saúde começam a partir de hoje a atender em alguns municípios, como Juazeiro do Norte, Jardim e Iguatu. Grande parte dos profissionais que aderiu ao programa é da própria região. Um dos municípios com maior número foi Juazeiro, com cinco profissionais, que passarão a atender em áreas que estavam deficitárias no atendimento, em bairros carentes.

Em Jardim, foram destinados quatro médicos, que passam a atender na zona rural da cidade, em áreas que estavam descobertas pelo Programa de Saúde da Família (PSF). Juazeiro do Norte, por exemplo, conta atualmente com 64 equipes do PSF, mas havia a dificuldade de contratação de alguns profissionais.

Segundo a coordenadora do Mais Médicos no Município, Maria Gonçalves Tavares, essa alternativa veio num momento importante, porque passa a cobrir áreas antes descobertas pelo programa, e também amplia outras. Os bairros a serem beneficiados com os novos profissionais são o Frei Damião, em dois postos, o João Cabral, Franciscanos e também Salesianos.

Os médicos participaram de uma reunião ontem, na Secretaria de Saúde, e foram fazer um reconhecimento de área e apresentação nas respectivas áreas de trabalho. Em Barbalha, foram destinados dois médicos pelo programa, um para Iguatu.

Em Crato, serão destinados quatro profissionais. A intenção da Secretaria de Saúde do Município é poder implementar mais quatro equipes do PSF, além das 33 já existentes. As localidades beneficiadas serão a Vila Lobo, Vila Alta e Parque Grangeiro.

A Secretaria justifica o congestionamento no processo de credenciamento da cidade, o que acabou protelando para uma segunda etapa, a vinda dos médicos para a cidade. A mesma situação acontece com Salitre, uma das áreas mais distantes da região, já fronteira com o Estado de Pernambuco, em que há maior dificuldade de contratação dos profissionais.

Mesmo com o salário líquido de R$ 10 mil e acima do que os médicos do PSF normalmente recebem, profissionais que aderiram ao programa questionam as condições de trabalho, sem garantias sociais. Serão prestadas 40 horas semanais, oito delas destinadas a uma pró-graduação em Saúde Pública, nos horários das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 5h30.

Para o médico Miguel Marx, essa alternativa irá reforçar os serviços de atendimento, mas ainda não ficou bem claro como ficam os profissionais, se como estudantes ou como profissionais, propriamente. "Com certeza, em relação aos atendimentos, vem somar", acrescenta.

Em Iguatu, a primeira profissional que integra o programa federal começa a trabalhar hoje, na Unidade Básica de Saúde (UBS), do Programa Saúde da Família (PSF), no bairro Cohab. As instalações físicas foram reformadas e ampliadas recentemente e oferece condições regulares de atendimento.

Os moradores do bairro mantêm boa expectativa com a chegada de mais um profissional. "Fiquei mais satisfeita em saber que é uma médica brasileira, que vem trabalhar aqui", disse a dona de casa, Neide Gonçalves. "Se fosse estrangeiro, o meu temor é que a gente não entendesse nada do que o médico falasse porque a gente mal entende o que os médicos daqui dizem". O comerciário, Paulo Rodrigues, espera que o atendimento seja ampliado. "Agora serão dois médicos e espero que a assistência seja maior".

A médica Virgínia Cruz é da região do Cariri, e concluiu o curso de Medicina em Cuba. O diploma dela já foi revalidado. Anteontem, ela conheceu o local e a equipe com quem vai trabalhar. Terá a assistência de duas enfermeiras formadas na Universidade Federal do Ceará (UFC) que faz residência na cidade.

O secretário de Saúde de Iguatu, Joab Soares, disse que a UBS da Cohab foi desmembrada, dividindo a área de atendimento aos moradores. "A população local cresceu e precisamos de, pelo menos, dois médicos para o bairro. O sistema está aberto e queremos receber mais profissionais do Programa Mais Médico". O coordenador da UBS da Cohab, Rivaldo Petrônio, disse que com a chegada da médica, a população terá mais assistência".

Na zona rural, na maioria dos municípios do Interior do Ceará, as condições das Unidades Básicas de Saúde são precárias: prédios velhos, piso e reboco deteriorados, ventilação inadequada. Escolas desativadas e casas servem como postos de saúde.

Na área de abrangência da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Iguatu, apenas os municípios de Acopiara e Catarina vão receber, cada um, três médicos estrangeiros, oriundos de Cuba, para trabalhar no Programa Mais Médico a partir da segunda quinzena deste mês.

As secretarias de Saúde de Acopiara e Catarina ainda vão definir o local e a data exata do início do atendimento à população. Reunião com esse objetivo foi realizada no início da tarde de ontem, na Escola de Saúde Pública do Ceará, em Fortaleza.

Quiterianópolis é único município da região dos Sertões de Crateús/Inhamuns a receber os médicos da primeira leva do programa federal. Virão inicialmente duas médicas cubanas, que deverão compor as equipes de Estratégia Saúde da Família.

O atendimento à população do município é realizado em 17 postos de saúde, sendo um na sede e os 16 na zona rural. O da sede está passando por reforma e ampliação, com previsão de conclusão para este mês de setembro.

Conforme a subsecretária de Saúde, Rita Cavalcante, a secretaria de Saúde realizou estudo da estrutura física dos 16 postos da área rural e em seis unidades as condições de funcionamento eram precárias. Paredes rachadas e más condições de uso dos banheiros eram os maiores problemas. Todos estão sendo reformados, segundo garantiu.

Alguns postos no sertão são bem pequenos, mas não prejudicam o atendimento pelo médico e equipe. "Estamos melhorando a estrutura física dessas unidades de saúde e nos locais onde não há Postos, preparamos um local para atendimento, seja uma casa, escola ou centro comunitário", ressalta Rita. Cinco equipes do PSF atendem atualmente a uma população de quase 20 mil habitantes.

Mais informações
Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte
Rua Rui Barbosa, 71
Bairro Santa Tereza
Juazeiro do Norte - Cariri
Telefone: (88) 3511.3800

HONÓRIO BARBOSA/ ELIZÂNGELA SANTOS E SUCURSAIS
REPÓRTERES E COLABORADORES 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis