Barbalha (CE): TCM reúne 16 municípios e promove encontro regional

O 15º Encontro Regionalizado do Programa TCM Cidadania e Controle Social, começou às 8 horas desta terça-feira (03), no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueira com credenciamento e entrega de material.

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Francisco de Paula Rocha Aguiar abriu oficialmente o encontro, seguida da execução do Hino Nacional e os discursos das autoridades. Quinze prefeitos dos municípios da região do Cariri estiveram presentes, com representantes da sociedade civil, sindicatos, conselhos municipais, servidores públicos e estudantes.

O encontro contou ainda com as presenças das autoridades: Francisco Aguiar, presidente do TCM; do prefeito Zé Leite; do presidente da Câmara Municipal, Daniel Cordeiro de Sá Barreto; José Valdo Silva, Procurador de Justiça do Ministério Público do estado do Ceará; Manoel Bezerra Veras, Conselheiro do TCM-CE; Lindomar Soares, Diretora de Gestão e Ensino da Universidade do Parlamento Cearense, que esteve representando a Deputada Estadual, Patrícia Saboya;  Diretora da Escola de Gestão Pública do estado do Ceará, Lena Leiva que representou Eduardo Diogo, secretário de Planejamento e Gestão do Ceará; Maria Esther Frota Cristino, Diretora de Apoio Institucional do Instituto de Desenvolvimento Institucional das cidades do Ceará – IDEC; David Santos Matos, Auditor do TCM-CE e Francisco Antônio Inácio, coordenador do Conselho Regional de Contabilidade na Região do Cariri e Centro Sul.

Às 9:40 hs aconteceu a primeira palestra sobre Transparência e Controle Social (TCM); palestra – lançamento do Programa de Desenvolvimento da Gestão Municipal do Estado do Ceará (PRODEG) (IDECI-EGP).

No período da tarde, aconteceu palestra na Escola Senador Martiniano de Alencar, com o tema: Como aplicar corretamente o dinheiro público – Educação fiscal – Escolas do Município e do Estado.  Nesta quarta-feira (04), a mesma palestra acontece no Colégio Adauto Bezerra no período da tarde e na quinta-feira (05), a palestra acontece na Escola Edson Olegário e no Liceu Otília Correia Saraiva, no período da manhã e tarde.

Ainda no período da tarde no auditório da Secretaria de Educação, aconteceu a capacitação: Noções Gerais de Prestação de Contas – com representantes do Poder Legislativo-Vereadores.

No Palácio Luiz Filgueira Sampaio, sede do Poder Legislativo aconteceu à capacitação aconteceu para os representantes da Sociedade Civil e membros de Conselhos Municipais.

O presidente do TCM, Francisco Aguiar disse da importância de o 15º Encontro acontecer no Cariri, sendo sediado na cidade de Barbalha. “Esclarecer os gestores como aplicar melhor os recursos, como aplicar a legislação e incentivar a população para que participe através do portal da transparência, através do portal do TCM e da administração pública, incentivando a participação da sociedade”, disse.

O prefeito Zé Leite classificou os cursos e as capacitações do Tribunal de Contas dos Municípios, como importantes, porque o TCM vem ara orientar todos os segmentos, prefeitos, presidentes de câmaras municipais, vereadores e, orientar a sociedade civil de como se organizar e acompanhar, de como ter acesso aos portais para melhor fiscalizar. E segundo Zé Leite, um dos pontos importantes no encontro do TCM, é ouvir sugestões.  

O segundo dia de atividades acontece nesta quarta-feira (04).

Assessoria de Imprensa / PMB



AddThis