Programa Mais Médicos: Gestores recebem profissionais hoje

O Programa Mais Médicos vai começando a ser implantado no Ceará após muitas discussões e polêmicas. Um total de 26 profissionais brasileiros que irá participar das atividades no Estado será recebido pelo secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na manhã de hoje.

A programação do acolhimento aos médicos conta com um café da manhã musical seguido de um encontro com o secretário da Regional V, Ramon Oliveira, e da coordenadora da Regional de Saúde, Rosélia Mesquita, que irão debater sobre os desafios da Regional V, área que receberá a maior parcela dos médicos. O final das atividades será com uma reunião sobre a organização do sistema de saúde com foco na atenção primária.

Esses profissionais são os mesmos que realizaram a prova do Revalida no dia 25 de agosto. Estando aptos ao trabalho, os médicos irão se reunir, também, com gestores de postos de saúde para entenderem a dinâmica do dia a dia.

O Mais Médicos foi lançado pela presidente Dilma no dia 8 de julho e visa ampliar o número destes profissionais em regiões carentes.

Na primeira seleção do programa, 1.096 médicos com diplomas do Brasil confirmaram sua atuação em 454 municípios do País. No Ceará, serão 106 médicos brasileiros espalhados por 47 cidades. Esses profissionais irão a partir dessa semana começar a atuar em unidades básicas de saúde no interior do Estado e na Capital.

Os 26 médicos que trabalharão em Fortaleza (todos brasileiros) são oriundos de cursos de medicina de Cuba e dos estados do Acre, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

Estrangeiros
A principal polêmica do Programa gira em torno da não realização da prova do Revalida pelos médicos estrangeiros. Um grupo de 95 profissionais chegou ao Ceará no último dia 26 de agosto para iniciar o treinamento destinado às das atividades. Durante a chegada, os 79 médicos cubanos foram alvos de protestos de profissionais cearenses que clamavam palavras de ordem, gritos e até xingamentos contra os estrangeiros.

Os profissionais passarão por três semanas de atividades nas quais serão instruídos sobre a legislação do sistema de Saúde brasileiro, funcionamento e atribuições do Sistema SUS, especialmente da atenção básica em saúde, e Língua Portuguesa.

Nesse período, será aplicada avaliação para testar os conhecimentos em Língua Portuguesa em situações cotidianas da prática médica no Brasil.

As cidades do Interior do Ceará, como Acaraú, Horizonte, Icó, Itapipoca, Itarema, Jijoca de Jericoacoará, Maracanaú e Maranguape serão os municípios que receberão os 11 profissionais estrangeiros que virão trabalhar no Estado.

Para saudar os médicos estrangeiros participantes do programa Mais Médicos, a casa de shows Kukukaia reuniu no espaço, na tarde deste domingo, diversas entidades e personalidades. Participaram da festa 82 médicos da comitiva de estrangeiros, dos quais 50 eram cubanos, além de representantes da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Central Única das Favelas, Casa da Amizade Brasil-Cuba do Ceará, MST, Cebrapaz e União da Juventude Socialista (UJS).

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis