Reitora da Urca participa de mesa de debates na Câmara dos Deputados, em Brasília

A Reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Professora Otonite Cortez, participou, em Brasília, da mesa de debates relacionada ao lançamento da Instalação da Frente Parlamentar de Apoio às Universidades Públicas Estaduais e Municipais Brasileiras. O evento aconteceu no Plenário I, da Câmara dos Deputados e contou com a adesão de mais de 300 deputados e cerca de 40 senadores da República. Os gestores das universidades estaduais e municipais, na ocasião, cobraram do Ministério da Educação financiamento público para a manutenção das universidades. A instalação da frente parlamentar aconteceu na última quarta-feira.

O evento na Câmara aconteceu após a reunião administrativa mensal da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). A iniciativa da associação foi promover o debate junto aos parlamentares, além de abrir espaço para reivindicar financiamentos para as universidades, junto ao orçamento da União, além do fortalecimento da interiorização do ensino superior no Brasil.

A Reitora destacou a participação da bancada cearense, incluindo os deputados federais e senadores. A frente é formada por um grupo suprapartidário. O evento ainda contou com a participação do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Cleber Verde (PRB-MA), e do Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Professor Jackson Sampaio. O deputado Cleber Verde (PRB-MA) afirma que 63,7% das instituições públicas de ensino superior são estaduais e municipais. O principal problema dessas instituições, diz o parlamentar, é a falta de verbas públicas.

A Reitora da URCA, durante o evento, destacou a participação das universidades estaduais, na maior oferta de cursos noturnos do Brasil, para onde convergem trabalhadores e seus filhos, no Brasil. Ainda ressaltou a participação do maior número de alunos egressos das escolas públicas, destacando o grande papel social dessas instituições de ensino superior. Professora Otonite salientou a importância da grande participação dos deputados, nos movimentos em prol do apoio aos projetos destinados ao fortalecimento das universidades, principalmente para assegurar recursos no orçamento de 2014. O Reitor da UECE enfatizou a importância desse apoio, destacado na fala da Reitora da Urca.

O Presidente da Abruem, João Carlos Gomes, Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), fez menção a extrema importância da mobilização de todas as universidades filiadas, além dos representantes políticos de cada região do país. ele disse que com o repasse das verbas da União para as Instituições de Ensino Superior será possível ampliar a qualidade do ensino e melhorar ainda mais as áreas de atuação das universidades, sem sobrecarregar os estados e municípios que mantém estas instituições.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis