Barbalha (CE): Mais de 1,4 mil quintais produtivos são entregues

Com a finalidade de fortalecer a agricultura familiar nos municípios da região e minimizar os impactos da estiagem, foram entregues, na manhã de ontem, durante solenidade na cidade de Barbalha, 1.468 quintais produtivos, incluindo cisternas de enxurradas e subterrâneas, e 10 retroescavadeiras. A entrega está inserida em programas do Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), do Estado.

Na ocasião, o secretário da SDA, Nelson Martins, destacou a sua preocupação com a atual situação de abastecimento de água no Estado e disse que está sendo intensificada a atuação dos carros-pipa. Já há municípios que estão sendo beneficiados com água até na área urbana, em virtude de colapso no abastecimento. Segundo ele, a meta é universalizar até 2014 a distribuição de cisternas para todas as famílias que vivem nas zonas rurais do Estado. A ação faz parte do programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC), que vem tendo continuidade junto com outros projetos e visa conter os impactos causados pela seca.

A solenidade, realizada no Parque de Exposição Governador Tasso Jereissati, beneficia 17 municípios com 1.083 cisternas de enxurrada e 385 barragens subterrâneas, que serão construídas por meio da parceria entre a SDA e o MDS. A assinatura das ordens de serviços contou com a presença de prefeitos das cidades da região. A maioria deles destaca a preocupação com alternativas que possibilitem minimizar os impactos da seca.

No Cariri, serão beneficiados os municípios de Antonina do Norte, Assaré, Potengi, Tarrafas, Araripe, Brejo Santo, Farias Brito, Milagres, Porteiras, Salitre, Barbalha, Barro, Caririaçu, Jardim, Juazeiro do Norte, Mauriti e Missão Velha.

Benefícios
O delegado federal do Desenvolvimento Agrário no Ceará, Francisco Sombra, destacou os benefícios a serem gerados com as máquinas entregues aos municípios, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC - 2), na segunda etapa de execução.

Serão novos reservatórios de água nas comunidades, além do benefício de melhorias das estradas. Segundo ele, o programa está beneficiando o Estado com 141 máquinas e 56 delas já foram entregues no ano passado.

De acordo com o representante do MDS, mais 44 máquinas foram entregues durante solenidade este mês em Fortaleza e, agora, mais três no Cariri e sete delas no Vale do Salgado. Serão beneficiados municípios como Cariús, Catarina, Ipaumirim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Milagres, Missão Velha, Quixelô, Saboeiro e Várzea Alegre. O investimento do Governo Federal no programa, conforme Sombra, é de R$ 19,6 milhões. Os quintais produtivos serão construídos por entidades sem fins lucrativos selecionadas através de licitação.

O investimento total será de R$ 18,03 milhões, em parceria com o MDS. Já as máquinas, conforme o delegado federal, vão contribuir com o desenvolvimento da agricultura familiar, escavando água no período da estiagem, facilitando a alimentação dos animais, a abertura de poços e até melhora do meio urbano.

Francisco Sombra disse que serão atendidos no Estado 183 mil agricultores com benefício a mais de 1 milhão de pessoas, por meio do repasse das máquinas. "Esse programa, além de facilitar o escoamento dos bens de consumo e produção da agricultura familiar, proporciona o desenvolvimento social sustentável", afirma. Durante a entrega dos equipamentos, será assinado um termo de doação e as máquinas passarão por vistorias do ministério e fiscalização das instâncias sociais responsáveis.

O secretário Nelson Martins, destaca a importância das barragens subterrâneas e a entrega do maquinário. Ele afirma que o projeto já beneficiou 110 municípios do Ceará e mais 34 receberão os equipamentos. O Ceará também será beneficiado com a entrega de motoniveladoras. Municípios com menos de 100 mil habitantes deverão receber o equipamento.

Ações
O secretário da SDA enfatiza as ações em andamento no Ceará de combate à seca, com repasse de mais de cem mil cisternas, além da perfuração de poços profundos. Mesmo com essa realidade, alguns municípios do Estado estão em situação de racionamento. Entre as cidades em condições de maior gravidade estão Quiterianópolis, Crateús, Itatira, Pacoti e Milhã. Segundo ele, das 312 mil pessoas beneficiadas com o seguro safra no Ceará, 305 mil já pagaram os boletos e receberão o benefício, caso haja perda de safra. "No momento, as nossas grandes preocupações estão voltadas para o consumo humano e alimentação dos animais, com a distribuição regular do milho e a produção de forragem", ressalta. Ele afirma que a grande vantagem nesse momento é a vinda dos recursos para diminuir os impactos causados pela estiagem.

Mais informações
Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA)
E-mail: lucio.filho@sda.ce.gov.br
Telefone: (85) 3101.8105 / 8897.8510

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis