Crato (CE): Distrito industrial poderá iniciar com 26 empresas

O Presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Alexandre Pereira, e o Prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, juntamente com uma comitiva, estiveram realizando visita às obras do Centro de Convenções do Cariri e a terrenos que deverão sediar o distrito industrial do Crato. A visita aconteceu na tarde de ontem, momento em que o prefeito Ronaldo confirmou a adesão de 26 empresários ao projeto, que irá gerar emprego e renda na cidade. O presidente conselho ressaltou a intenção do governo de interiorizar a industrialização no Ceará.

A comitiva de secretários municipais, economistas, integrantes de entidades empresariais, além do prefeito, percorreu dois terrenos, onde poderão ser instaladas as novas empresas, no bairro Muriti e na Vila São Bento. O projeto, de acordo com Ronaldo, vem atender a uma real necessidade, com alta demanda de empregos para centenas de pessoas.

O presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico afirma que é de total importância dar atenção especial ao interior do Ceará, principalmente neste ano de seca. Essa te sido a orientação do Governo Estadual. Um distrito industrial, segundo ele, pode ficar para as próximas gerações.

A pretensão do governo, conforme Alexandre Pereira, é possibilitar apoio à iniciativas como a do atual prefeito do Crato, além de pensar em incentivos fiscais para as indústrias que pretendam se instalar. Esse é um processo, segundo ele, que faz parte da interiorização da industrialização. O presidente do conselho afirma que a demanda junto à secretaria tem sido imensa, relacionada principalmente aos 140 novos gestores das administrações municipais do Ceará. “Estamos apoiando empreendimentos, onde já tenham bons terrenos, empresários se prontificando a investir” diz ele, ao se referir ao Crato, onde vários empresários estão se propondo a instalar empresas, nos mais diversos setores.

O prefeito Ronaldo afirma que a vinda do secretário teve a iniciativa de verificar os empreendimentos no interior do Estado, e ser sensível ao que atualmente o Crato precisa, que é a geração de emprego. Conforme o chefe do executivo, já está consolidado o convite das 26 novas empresas, de setores como atacado, distribuidoras, fábricas sandálias, além de concessionárias da Ford e Peugeot. “Todas querem se instalar no Crato, só dependendo agora da localização dos terrenos, da possível desapropriação e a captação dessas novas empresas “, afirma.

Empreendimentos no setor público
O prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos, solicitou ao Governador do Estado, Cid Gomes, a instalação de uma delegacia de polícia no Crato e a policlínica. Os projetos foram aceitos e o prefeito comemora a conquista. Além desses novos equipamentos, conforme o prefeito, a luta agora é para a instalação de um matadouro público, demanda antiga da cidade.

“Nos próximos dias também vamos receber uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA”, diz Ronaldo. O projeto virá para o Crato, por meio de convênio do Governo do Estado e Governo Federal. O executivo se apressa para que novos terrenos sejam desapropriados no Município, e irá enviar em breve mensagem à Câmara Municipal. “É uma necessidade, no intuito de atender a tantas pessoas no Crato que estão precisando de um emprego”, afirma.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis