Insegurança mobiliza comerciantes do Cariri

Preocupados com os recentes casos de insegurança no comércio na região do Cariri, membros da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas e da CDL Jovem, de Juazeiro do Norte, estiveram reunidos com o comandante da Polícia Militar da cidade, o tenente-Coronel Vilson Bezerra Castro. Na pauta, estratégias de combate e prevenção aos crimes contra os estabelecimentos e as pessoas que circulam nos bairros comerciais da cidade.

A reunião durou cerca de duas horas e aconteceu no auditório da sede da CDL de Juazeiro do Norte. O comandante da PM falou sobre a situação da segurança pública no município e explicou como tem sido feito o trabalho da corporação para impedir e prevenir o aumento dos índices criminais na região.

"A Polícia está atenta e tem trabalhado de forma intensa, com ajuda da população. Desde a minha chegada, há cerca de um mês, já conseguimos aumentar a apreensão de drogas, de armas e motocicletas, que são três situações geralmente ligadas à prática dos roubos a pontos comerciais de Juazeiro do Norte", justifica.

O presidente da CDL de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, lembrou que os empresários também precisam investir na segurança privada.

Colaboração
A medida pode colaborar com a Polícia, por exemplo, no caso de um possível assalto ser registrado pelas câmeras de segurança da empresa.

"Se cada empresário puder investir colocando circuito interno dentro e na entrada da loja, a gente já pode ceder essas imagens para facilitar a identificação dos bandidos. A PM precisa da nossa ajuda e hoje estamos aqui justamente para ouvir como nós, empresários, podemos colaborar mais com a Polícia", enfatizou.

No mês de janeiro, a PM teve acesso às imagens do circuito interno de segurança de alguns estabelecimentos roubados, como padaria, casa lotérica e farmácia. As imagens estão ajudando a Polícia nas investigações dos suspeitos. "O intercâmbio de informações entre a sociedade e a Polícia é de extrema importância para a segurança de todos", afirma o comerciante associado à CDL, Marcos Fernandes.

Apreensão
Durante o evento, empresários relataram a ousadia dos assaltos, em alguns locais considerados críticos, como o Centro da cidade e o bairro Pirajá.

Funcionários de empresas e até mesmo os clientes dos estabelecimentos comerciais dessas regiões estão receosos com as ações dos assaltantes.

Um dos comerciantes presentes à reunião da CDL, que não quis se identificar, disse que já teve seu estabelecimento roubado mais de 100 vezes, sendo seis assaltos somente de dezembro a janeiro. "Dessa forma, é muito difícil para nós, empresários, conseguirmos trabalhar", desabafa o empreendedor.

O tenente-coronel avaliou como positiva a reunião e disse ter sentido uma mobilização por parte dos comerciantes locais ao ouvir as medidas sugeridas para elaborar planos de ação. "Com esse novo efetivo que chegou, vamos ter uma média de 30 homens que vão patrulhar o Centro da cidade ou algum bairro específico a ser designado pelas estatísticas que se apresentam mensalmente", garantiu. Ainda segundo o comandante, esse reforço está sendo implantado desde o dia 18 de fevereiro e precisa da ajuda dos empresários para consolidar as medidas.

"É importante pedir todo apoio dos empresários, que quando vítimas precisam fazer a denúncia para ajudar a Polícia na identificação dos indivíduos", ressalta. Para o presidente da CDL de Juazeiro do Norte, a reunião deve render resultados positivos.

"A expectativa é que a gente consiga ajudar a polícia a diminuir o número de casos de furto e de roubos, principalmente na área central da cidade que, pelos números apresentados, é a área mais crítica", ressalta.

Mais informações
CDL de Juazeiro do Norte
Endereço: Rua Padre Cícero, 576
Ed. Antônio Correia Celestino
Centro
Telefone: (88) 3512-2266 

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis