Crato (CE): Município avalia projetos e demandas

Com o objetivo de analisar as demandas estruturais do município e para prestar contas dos projetos em andamento e dos aportes previstos para serem aplicados nos próximos anos, a Câmara de Vereadores do Crato realizou uma audiência pública onde os deputados federais e estaduais, que receberam votos da população cratense, puderam esclarecer sobre suas atuações. A ação, aprovada por unanimidade, é a primeira de uma série já prevista e surgiu através das reuniões do Rotary Club, que percebeu a necessidade de melhorias para a cidade.

A proposta é estimular o crescimento e o desenvolvimento econômico da localidade. No final da reunião foi elaborado um documento com as dez principais prioridades. Agora, a escritura será entregue à Assembleia Legislativa do Ceará.

Dos 14 deputados convidados para participar da audiência, quatro compareceram. Entre eles, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos e os estaduais Neto Numes, Daniel Oliveira e Camilo Santana. Já Sinerval Roque, que recebeu a maioria dos votos dos cratenses, enviou um representante e Ely Aguiar justificou a ausência.

Entre as prioridades apontadas pela população e que podem auxiliar no desenvolvimento local, estão as aplicações de recursos na construção de uma rede de saneamento básico e de uma estação de tratamento de esgotos, de estradas e novas vias alternativas que possam desafogar na cidade o trânsito de veículos.

Revitalização
Além disso, também se propõe revitalizar os rios, instalação de um Juizado da Mulher, como também na geração de emprego e renda, segurança pública, além de projetos de combate ao tráfico de drogas.

De acordo com o vereador autor do requerimento, Thiago Aragão Esmeraldo (PP) é preciso haver celeridade nos projetos. "O Crato está parado no tempo devido à falta de lideranças políticas. A gente quer que a nossa cidade se desenvolva. É preciso que os nossos deputados tenham compromisso com a população", pontua.

Uma das reclamações mais abordadas foi a transferência de alguns órgãos públicos para outras cidades, como a reitoria da Universidade Federal. Presumidamente, os escritórios da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) e da Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace)também serão deslocadas para o Centro Multifuncional, construído em Juazeiro do Norte. Na cidade, diversas obras estruturantes do Governo do Estado estão em atraso. Entre elas, o Canal do Rio Grangeiro, Centro de Convenções do Cariri, construção da escola profissionalizante. Na área de saneamento básico, um dos principais projetos é o da revitalização e urbanização da Encosta do Seminário, que ainda está em fase de licitação. Nele, serão aplicados cerca de R$ 20 milhões. O cronograma da obra, que será realizadas com recursos do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), terá duração de 18 meses. A expectativa é que a ordem de serviço seja dada nos próximos 60 dias.

Recuperação
Para o prefeito do município, Ronaldo Gomes de Mattos, as ações governamentais necessitam de planejamento e mudanças, especialmente, no sentido de beneficiar a população mais carente. "A recuperação do Crato depende da união das forças políticas. A nossa cidade precisa crescer. Estamos aqui para ver o compromisso dos nossos líderes com o município", afirma.

Tanto os representantes do povo, como a população geral almejam a instalação de novas indústrias e empreendimentos que possam gerar emprego e renda. Na reunião, a questão da construção de um novo parque de exposições, sugerida pelo governador Cid Gomes, ainda em sua primeira gestão, foi novamente abordada.

Anualmente, a exposição aquece o comércio local. Devido ao crescimento da feira, que tomou proporção nacional, o parque atual não atende mais as demandas do evento.

Segundo o deputado estadual e atual secretário das Cidades do Ceará, Camilo Santana, apenas em 2012 foram alocados R$ 52 milhões para obras estruturantes no Município. Ainda estão previstos investimentos na valorização da cultura, com a construção da Vila da Música- Sociedade Lírica do Belmonte e no turismo, com a melhoria da infraestrutura dos Geossítios, do Geopark Araripe.

A união de esforços para o desenvolvimento do Crato terá outras iniciativas. A expectativa é que as lideranças políticas e entidades de classe representativas da cidade voltem a se reunir para debater os pontos que se avançaram a partir da realização do primeiro encontro.

Mais informações
CDL Crato
Região do Cariri
Telefone: (88) 3586.9000

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

AddThis