Renegociação de dívidas com BNB anima produtores rurais

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou, na última segunda-feira, o Banco do Nordeste (BNB) a renegociar as dívidas dos produtores rurais atingidos pela seca no Nordeste. Com isso, as parcelas de crédito com vencimento entre 1º de janeiro de 2012 e 30 de junho de 2013 vencerão apenas em 1º de julho deste ano. Serão dispensados ainda os juros e multas das parcelas vencidas dentro do período estabelecido pelas diretrizes do CMN.

Os agricultores que estiverem com o pagamento das parcelas quitado até 31 de dezembro de 2011 e que tenham os empreendimentos localizados em municípios da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) serão beneficiados pela medida.

Também terão suas dívidas renegociadas, dentro do mesmo pacote de decisões, os agricultores que trabalhem em localidades com situação de emergência decretada após 1° de dezembro de 2011 com reconhecimento pelo Governo Federal.

O presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Moisés Brás, analisa como positiva a medida do CMN. No entanto, ele pondera a necessidade de estender o benefício a todos os pequenos produtores rurais. “Grande parte dos agricultores não se encaixa nos requisitos e também não tem como pagar suas dívidas em razão da baixa produção agrícola, que é resultado da forte seca dos últimos tempos”. Moisés afirma que mais de 110 mil famílias de agricultores estão atualmente nesta situação.

Moisés Brás coloca ainda a necessidade de abrir novas linhas de crédito para novos contratos. “Deve haver não só uma reorganização dos agricultores que já se beneficiam com as linhas de crédito, mas também dar entrada a novos”.

Entenda a notícia
O CMN decidiu aprovar a renegociação das dívidas dos agricultores com o BNB, dentro de condições previamente previstas, devido ao quadro de dificuldades enfrentado no Nordeste em consequência da estiagem prolongada.

Fonte: O Povo



AddThis