Juazeiro do Norte (CE): Escola vai fortalecer os grupos de tradição oral

A arte chega às comunidades mais distantes deste município, com a criação da Escola da Tradição e dos Saberes Populares do Brasil. O trabalho começa a ser implementado por meio de uma ação do artista e escritor, Franco Barbosa. Há mais de duas décadas desenvolvendo atividades em localidades do município, ele decidiu ampliar as atividades, atuando no bairro João Cabral, na terra do Padre Cícero, onde residem vários mestres da cultura popular da cidade.

O trabalho é uma parceria do Movimento Raízes do Cariri (Moraca) com o Sesc de Juazeiro. A escola já se encontra com inscrições abertas para cursos de formação artística, desde meados de fevereiro, no horário das 15 às 20 horas.

Serão destinadas ao público aulas de violão, teatro, dança, pífano, flauta, circo-escola, percussão, bateria, xadrez, conta-ção de histórias, artesanato e capoeira. As inscrições podem ser feitas no Bairro João Cabral, à Rua Senhor do Bonfim, 796.

O objetivo da parceria é fomentar as artes, a cultura e o esporte no João Cabral, visando a inclusão social, além de oferecer oportunidades para o bairro mais musical de Juazeiro do Norte, conforme Franco. Ele afirma que o João Cabral hoje é considerado o bairro que possui mais grupos da tradição oral, como reisados, bandas cabaçais, bacamarteiros, maneiro pau. Neste sentido que o Moraca, sendo um movimento musical de raízes, e o Sesc se unem para realizar este trabalho social, usando como porta de entrada a arte e, especialmente, a cultura.

Dentro desse contexto, Franco Barbosa afirma que veio a ideia de criar a escola, em função da existência destes grupos. "É uma forma de valorizarmos os artistas da nossa comunidade e também possibilitarmos espaços para que essa cultura não se perca no tempo e na história", explica. A Escola da Tradição e dos Saberes Populares do Brasil, contará com a Biblioteca da Cultura Popular Poeta Pedro Bandeira e oficinas para confecção de instrumentos musicais e indumentárias em geral dos grupos da tradição oral.

De acordo com Franco Barbosa, essa é uma possibilidade de ampliar esse conhecimento, além de ressaltar a importância dos grupos. "O apoio às manifestações é fundamental, como forma de reunir esses grupos e tornar fortalecida a tradição".

Para ele, o Movimento Raízes do Cariri vive um momento de renovação. Afirma que, mesmo com todos os projetos que já desenvolveu no campo da arte, Juazeiro do Norte é uma cidade onde a cultura flui com facilidade, principalmente com raízes populares. No caso da escolha do bairro para sediar a escola, diz que não foi aleatória. Justifica que no bairro estão presentes mais de 30 grupos da tradição oral. "O João Cabral é um bairro musical por excelência. Porém, a população enfrenta uma dura realidade", ressalta.

Franco Barbosa destaca as constantes notificações dos órgãos de segurança pública. O João Cabral, destaca ele, é considerado um dos mais violentos da cidade, liderando o número de ocorrências policiais e, na maioria delas, com envolvimento de adolescentes. "A insegurança generalizada deixa em polvorosa uma população estimada em 29 mil habitantes", afirma.

É nesse universo desolador que estão milhares de crianças e adolescentes num estado de vulnerabilidade social extremo. Estes pequenos são o público-alvo para as ações do Moraca.

Parceria
Para o escritor, o João Cabral apresenta todas as características para criação da Escola. Além dos mais de 30 grupos da Tradição Oral residentes, o Movimento veio somar com seus trabalhos e com a iniciativa de criar a Escola, trazendo sua Biblioteca da Cultura Popular Poeta Pedro Bandeira.

Neste sentido, se buscou a parceria com o Sesc para ser iniciado o projeto da "Universidade Popular de Saberes". "Essa é uma demonstração para que o Nordeste tenha uma Escola de Tradição de referência para a cultura do Brasil e do mundo".

Segundo Franco Barbosa, podem participar somente alunos que estudam em escolas públicas. Os documentos necessários são identidade e CPF do pai, mãe, ou responsável, declaração da escola, comprovante de residência (água, luz) e uma foto 3 X 4. Os alunos que se matricularem terão direito a carteirinha do Sesc. As vagas são limitadas e todos os cursos são gratuitos.

Mais informações
Movimento Raízes do Cariri (Moraca)
Rua Senhor do Bonfim, 796
Bairro João Cabral
Juazeiro do Norte - Cariri
(88) 9660.4034/8804.0715

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis