Conheça as 8 armadilhas que os supermercados usam para te enganar e fazer você comprar o que não quer ou não precisa

Supermercados são projetados e construídos por especialistas em um conjunto de artes e ciências voltados a estimular o consumo.

Ao compreender os truques destes profissionais, você poderá fazer suas compras com maior eficiência, passando a consumir de acordo com sua vontade e real necessidade, e não por manipulações externas.

Aqui as 8 armadilhas que os supermercados usam para enganar você:

1) O cliente não pode andar rápido! 
E jamais chegar rapidamente ao seu destino. Usualmente, você só coloca itens no seu carrinho se fizer uma breve parada, ou reduzir a velocidade. Por esta razão, a loja faz o possível para que você pare várias vezes ao longo do seu caminho, e tenha tempo de olhar as ofertas à sua volta. O supermercado já é desenhado tendo em vista este objetivo (bastam 2 clientes para criar um congestionamento em qualquer curva, e fazer todo mundo parar ou andar beeeeem devagar), e ainda há dezenas de truques catalogados, como os corredores de ovos de páscoa, atrações com forte apelo para crianças (um forte estímulo para famílias pararem), atrações para adultos, escadas rolantes internas, distribuição de amostras, cafezinho, etc. Seria fácil acabar com os congestionamentos, mas a quem isso interessaria? A você, cliente, claro. Mas os donos de supermercado não ligam. Só ligam pro seu cartão de crédito.

2) Os itens que você compra com mais freqüência estão longe: 
Geralmente no fundo ou na lateral da loja. Já os itens com maiores margens de lucro, que você compra por impulso ou em ocasiões especiais estão logo na entrada, e você tem que passar por vários deles até chegar à padaria, aos refrigerentes ou às frutas e verduras. E depois tem que passar por eles novamente na volta. Dupla chance para o impulso de compra acontecer!

3) Os itens mais procurados estão sempre no meio do corredor:
E a razão é simples: para chegar até eles, você terá que passar por um caminho maior, vendo todos os demais itens daquela seção. E a loja estará fazendo o possível para que o impulso de compra se manifeste neste caminho.

4) Os preços e quantidades são escolhidos para dificultar as comparações: 
Ou pelo menos sem a preocupação de facilitar a comparação. Muitas vezes a comparação intuitiva (sem de fato fazer a conta completa em sua mente) leva o consumidor a não perceber qual seria de fato a opção mais vantajosa para ele.

5) Os itens mais comprados por impulso estão na fila do caixa: 
Todo consumidor passa longos minutos de tédio na fila para pagar, e a loja tenta garantir que ele tenha um bom suprimento de produtos pequenos e com alta margem de lucro ao seu redor: DVDs, revistas, chocolates selecionados (e sempre em embalagem individual), e até mesmo refrigerantes gelados, com forte apelo de consumo para quem passou uma hora arrastando um carrinho por uma área do tamanho de um estádio de futebol.

6) Os produtos mais caros estão na altura dos seus olhos:
Procure a prateleira das pastas de dente, ou a do sabão em pó, e compare. A marca ou tamanho com maior margem de retorno para o supermercado estarão na altura dos seus olhos. As opções econômicas tendem a estar no nível do chão, e estariam no subsolo se o lojista conseguisse dar um jeito.

7) A ilusão do produto “classe A”: 
Produtos com maior margem de lucro muitas vezes têm como seu diferencial apenas uma idéia ou conceito, no qual você é levado a acreditar apenas porque ele vem em uma embalagem diferente, ou porque é colocado em uma “área nobre”, ou – principalmente – devido aos comerciais dele na TV. Isso não significa que não existem produtos nobres, mas sempre pare para pensar se o diferencial é real ou apenas uma ilusão.

8) O tamanho do carrinho: 
Lojas de departamentos e supermercados procuram oferecer carrinhos de compras espaçosos, para facilitar o surgimento da sensação de que ainda há muito espaço disponível, portanto você ainda pode pegar bem mais itens. Compare os carrinhos disponíveis em hipermercados que investem pesadamente em marketing, e o do mercadinho da sua rua: é bastante provável que o do hipermercado (onde há verba disponível) seja sempre novo, de 2 andares (o dobro da área que você percebe como vazia), mais largo que o usual. Quem tem verba de marketing e pesquisa a psicologia do consumidor sabe que vale a pena investir nesta sensação.

DICAS PARA FAZER COMPRAS COM EFICIÊNCIA E ECONOMIA

- Faça uma lista de compras
Com uma lista em mãos, é possível reduzir a compra de supérfluos e de itens que não são necessários naquele momento. O uso da lista também reduz o tempo de permanência na loja, o que é essencial para reduzir impulsos consumistas.

- Deixe as crianças em casa
O apelo emocional dos filhos é quase que irresistível, levando à compra de itens mais caros ou supérfluos.

- Coloque os itens mais pesados no fundo do carrinho
Essa dica parece óbvia, mas quem nunca comprou um produto e o encontrou quebrado ao chegar em casa?

- Compre alguns produtos no atacado, se possível
Se a família for unida, vale comprar no atacado. As vantagens são grandes. Há produtos que podem ficar entre 15% e 20% mais baratos quando comprados em grande quantidade.

- Evite fazer grandes compras mensais
Quando se compra tudo de uma vez, perde-se a oportunidade de economizar nas promoções semanais. Se tiver disponibilidade de tempo, faça compras semanais e aproveite os dias especiais de descontos de hortaliças, frutas, carnes e massas, entre outros.

- Tenha cuidado com as promoções
Esse conselho aplica-se, sobretudo, aos produtos perecíveis. Em geral, os preços desses itens caem muito quando a validade está próxima de vencer. Neste caso, vale comprar o que puder ser consumido na validade.

- Compare os preços entre os supermercados
A estratégia dos estabelecimentos é atrair o público. Por isso, várias lojas cobrem a oferta da concorrência quando o consumidor apresenta o encarte promocional. Essa estratégia ajuda a economizar tempo e dinheiro, incluindo os custos de deslocamento para uma loja mais distante.

- Não despreze os produtos de marca própria do supermercado
Geralmente produzidos por fabricantes líderes, os itens vendidos com o rótulo do supermercado a preços bem competitivos são de boa qualidade. Vale a pena dar um crédito de confiança e comprá-los para experimentar.

- Faça compras maiores na segunda quinzena de cada mês
A maior parte dos trabalhadores recebe seus salários no início de cada mês. Nesse período, o número de promoções nas lojas é menor e, quando elas ocorrem, são em itens pouco importantes. Já na segunda quinzena, o esforço do supermercado para atrair consumidores com pouco dinheiro tende a ser maior, o que rende promoções mais atraentes.

- Envolva toda a família na tarefa de economizar
O esforço para reduzir os gastos não funciona se não houver a cooperação de todos. Se surgir uma promoção de carne, por exemplo, o encarregado de comprá-la será aquele que passar mais próximo do supermercado.

- Aprenda a substituir itens
Ao perceber que determinado produto da lista está muito caro, procure substituí-lo por um similar. Ser fiel a uma única marca ou não abrir mão de comprar um item específico pode elevar a conta de supermercado no final do mês.

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