Juazeiro do Norte (CE): Lojistas negociam dívidas de consumidores

As pessoas com os nomes negativados junto ao Sistema de Proteção ao Crédito da Câmara de Dirigentes Lojistas (SPC/CDL), neste município, estão tendo a oportunidade de obterem crédito, por meio de campanha iniciada junto ao comércio da cidade. Os créditos podem ser abonados totalmente ou em até 50%, com negociações entre consumidores e lojistas, além do parcelamento das dívidas. O objetivo é reduzir um dos maiores índices de inadimplência já enfrentados pelo setor, em que cerca de 15 mil pessoas estão incluídas na lista de devedores, e fortalecer as vendas de fim de ano.

Segundo o presidente da CDL, Michel Araújo, a campanha para resgate do crédito objetiva dar abertura para as vendas de fim de ano. A medida vem tendo divulgação nos meios de comunicação, para que os consumidores inadimplentes procurem os locais da efetivação da compra para fazer a negociação o quanto antes, já que a campanha vai até o dia 5 de novembro. Mais de 200 empresas, das quase 800 filiadas à entidade lojista, já aderiram à campanha, além dos bancos, Cagece e Coelce, que também estão estendendo para a região do Cariri.

De acordo com o gerente de projetos da CDL, Robertácio Pereira Neves, é crescente o número de empresas aderindo à campanha. Esses estabelecimentos terão a oportunidade de recuperar o seu capital e haverá um aquecimento das vendas. A campanha institucional também divulga o comércio da cidade, sem ônus para as empresas.

Conforme números da CDL, a inadimplência no comércio chega a 41%. Deste total, cerca de 70% das pessoas resgatam o crédito em até 60 dias.

Os consumidores que têm maior dificuldade de efetuar os pagamentos chegam em torno de 30%. E é em relação a essas pessoas que a CDL direciona o seu foco de atuação, com a meta de restituição do crédito ao comércio de pelo menos 5% desses inadimplentes. Michel Araújo ainda destaca que a finalidade é também conscientizar o consumidor a não continuar com o nome no SPC. "A nossa orientação é que as pessoas não estabeleçam dívidas acima de 30% do valor que ganham mensalmente", afirma.

Com a campanha, a meta é acelerar o retorno da capitalização dos empresários para as renovações de estoque de fim de ano. Juazeiro do Norte é um dos principais centros comerciais do interior do Ceará e abastece a maior parte das cidades da região do Cariri, com o comércio varejista e também no atacado.

Robertácio Pereira afirma que a inserção dos bancos, Cagece e da Coelce servirá para que haja um levantamento das pessoas inadimplentes junto ao Serasa. Segundo ele, esse trabalho será feito na região. Quando a campanha for concluída, os números serão repassados à CDL. "A parceria tem sido importante no intuito de fortalecer a campanha", afirma ele.

Essa é a primeira vez que o CDL realiza a campanha em Juazeiro do Norte. Até se antecipa no contexto nacional, que só adota a medida a partir de janeiro.

O gerente de projetos destaca que há uma grande quantidade de pessoas com inadimplência junto ao Serasa, em virtude de compras com cartão de crédito. Em Juazeiro do Norte, essa porcentagem chega a 27% dos consumidores que se utilizam dessa modalidade de compras. O comércio é restituído dos valores pelas financiadoras, mas o devedor entra para o cadastro de inadimplência nacional.

Vertentes
Para Robertácio Pereira, com essa campanha, todas as pessoas acabam ganhando. Para ele, há duas vertentes: a do consumidor, que ganha em poder de comprar com o nome limpo; e também o empresário, que passa a movimentar o seu capital em compras e obter o lucratividade. Para solucionar o problema, o cliente deve apenas procurar a loja e negociar.

Caso não saiba o local da origem da dívida, deve procurar auxílio junto ao SPC, com rede de atendimento na CDL, em Juazeiro, durante horário comercial, de segunda-feira a sábado, sem intervalo para almoço.

A entidade lojista lançou a campanha "Supernatal CDL" em 15 de outubro, e a finalidade é aumentar as vendas, em relação ao mesmo período do ano passado, em 10%.

Semana passada, também com a finalidade de capitalizar os lojistas, foi lançada a Linha de Crédito "Giro de Estoque", no intuito de favorecer os empresários com empréstimos com juros abaixo do mercado, de 0,63%.

A linha de crédito possibilita uma disponibilidade de R$ 10 milhões para os lojistas, por meio de parceria da CDL com o Banco do Nordeste (BNB).

Mais informações
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Avenida Padre Cícero, 576
Juazeiro do Norte - Cariri
Telefone: (88) 3512.2266

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis