Juazeiro do Norte (CE): Fiéis iniciam movimentação para maior romaria do ano

Começa a movimentação para a maior romaria do ano neste município. A Romaria de Finados terá abertura oficial domingo, às 19 horas, com celebração na Praça dos Romeiros, à frente da Basílica de Nossa Senhora das Dores. Segundo a Secretaria de Turismo e Romaria da cidade, estarão na cidade de 28 outubro a 2 de novembro cerca de 500 mil pessoas. Hotéis, ranchos e pousadas já estão com lotação praticamente esgotada, em virtude das reservas para o período. Mais de 300 homens da Polícia Militar e da Guarda Municipal farão a segurança na cidade.

A programação do dia começa às 4 horas, com ofício de Nossa Senhora, missas ao longo do dia e, às 17 horas, haverá a Caminhada das Esperança, saindo da Colina do Horto até a Basílica.

Desde o fiml da segunda romaria do ano, ocorrida em setembro, que Juazeiro do Norte conta com movimentação de romeiros. O comércio, principalmente de artigos religiosos, aposta em um crescimento das vendas de até 30%, três dias antes da grande celebração de Finados.

A obra de frente à capela foi concluída e está liberada para os visitantes. Mas os espaços em que se inserem as praças Carlos Jereissati e José Sarney, no Complexo do Socorro, continuarão fechadas por conta do serviços de conclusão do calçadão.

Também estão sendo construídos uma capela mortuária e um palco para as celebrações campais. As velas em intenção ao sacerdote são acesas de frente à capela. Segundo o secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, mesmo com as obras nesse espaço, que fazem parte do projeto Roteiro da Fé, com primeira etapa inaugurada em setembro deste ano, haverá acesso ao Memorial Padre Cícero e à capela para os romeiros.

Ele certifica a grande visitação ao túmulo do Padre Cícero, no Dia de Finados, principalmente, quando há várias homenagens ao Padre Cícero e missa com milhares de romeiros, às 6 horas do dia 2.

A programação religiosa inclui celebrações todos os dias, no Santuário dos Franciscanos, na Basílica e no Socorro. As confissões são realizadas por dezenas de padres em todos esses locais, além do ofício das almas, Liturgia da Esperança com pregação e bênção do Santíssimo na Praça do Romeiro, caminhadas e encontros festivos, como o Show do Chapéu e reunião no Círculo Operário São José. Nos dias 30 e 31 de outubro haverá apresentação de peça de teatro, na Praça dos Romeiro, sobre a vida do Padre Cícero, às 21 horas, após a celebração da missa.

Além do túmulo do Padre Cícero, um dos locais mais frequentados durante período é o Santuário dos Franciscanos, onde há a tradição dos buzinaços, em volta da imagem de São Francisco, nas chegadas e saídas das caravanas de romeiros, além do passeio das almas, por cima dos arcos, e a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, dentro do Santuário, onde os romeiros aproveitam para se refrescar em um dos períodos mais quentes do ano. As altas temperaturas registradas nos últimos dias, de até 40 graus em Juazeiro do Norte, têm sido uma das preocupações dos órgãos de saúde. De acordo com o secretário, foi realizada uma reunião com os padres das paróquias da cidade, no sentido de solicitar a colaboração dos religiosos na orientação aos romeiros para se manterem hidratados, bebendo muita água, além da assistência dos profissionais de saúde, que estarão realizando atendimentos e aferindo pressão arterial nos locais de maior movimentação.

O pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Joaquim Cláudio de Freitas, afirma que durante o mês de setembro não houve registros de óbitos de romeiros na cidade, algo que vem sendo registrado em muitas romarias, em razão de muitas pessoas com problemas de saúde e que vêm à cidade nos períodos de maior movimentação. O padre destaca o real sentido da romaria de Finados, que não é uma forma de evocar os mortos, mas pedir por eles, lembrando sempre da fé que viveram antes de serem chamados.

A parte de organização, com aparato dos órgãos públicos, abastecimento, segurança, entidades classistas e a Igreja, foi fechada no último dia 19, com o Plano Operacional da romaria, esquema semelhante ao da romaria de setembro, com um apoio intensificado no trânsito. Por ser a maior do ano, há superlotação de hotéis, pousadas e ranchos no Centro da cidade e bairros adjacentes e os mais distantes, a exemplo do Novo Juazeiro.

Maiores informações
Secretaria de Turismo e Romaria
Memorial Padre Cícero
Telefone: (88) 3511. 4040
Juazeiro do Norte - CE

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis