Fortaleza (CE): Em ato pró Elmano, Lula critica PSB

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva veio, ontem, à Fortaleza prestar apoio à candidatura de Elmano de Freitas, participando de um comício do petista. Durante o evento realizado na Praça do Ferreira, no Centro da Capital, o ex-presidente Lula e a prefeita Luizianne Lins aproveitaram para alfinetar a candidatura do PSB. O líder maior do PT disse que a elite brasileira não gosta dele, acreditando que isso ocorre não pelas coisas ruins que fez, mas pelas coisas boas.

Lula iniciou seu discurso afirmando que Luizianne Lins foi a melhor prefeita da cidade de Fortaleza. Ele disse ainda que tomará muita água para se livrar do edema que tem na garganta e fazer campanha para a presidente Dilma Rousseff se reeleger em 2014.Durante o pronunciamento, Lula não poupou críticas a quem ele chamou de "parte da elite" da cidade pelos ataques, segundo ele, feitos contra a prefeita Luizianne. O ex-presidente disse que os empresários do País têm que acender uma vela todos os dias para Deus, pois nunca ganharam tanto dinheiro como em seu governo.

"Às vezes fico pensando porque parte da elite dessa cidade critica tanto Vossa Excelência (Luizianne). Às vezes fico pensando porque as pessoas criticam tanto o Lula, pois se dependesse de ganhar dinheiro, os empresários teriam que acender todo dia uma vela para Deus, porque nunca ganharam tanto dinheiro como ganharam em nosso governo", salientou o líder petista, lembrando que graças a política feita por ele, 17 milhões de empregos foram possíveis, além do aumento de salário mínimo sem aumento da inflação.

"Eles não gostam de nós pelo que temos de ruim, mas pelo que temos de bom", disse Lula, que em seguida recebeu aplausos da multidão que lotava a praça. Segundo ele, fazer ponte ou viaduto qualquer um poderia fazer, bastava contratar uma empresa, mas o "duro, o que a gente não aprende na faculdade, é cuidar do povo", disse. Ao candidato petista em Fortaleza, Elmano de Freitas, Lula não dispensou elogios, e disse que o lema "olho no olho", utilizado pelo candidato na campanha de Fortaleza, é o mesmo que sua mãe o dizia para ele quando criança.

Nervoso
Sem deixando de lado a tradição do simbolismo, o petista, ao ver um bando de pombos sobrevoando a praça, fez uma pausa enquanto a multidão aplaudia o acontecimento. Segundo ele, os pássaros estavam mandando um recado de paz para a candidatura do PSB. "Esses pombos estão dizendo ao nosso adversário que não adianta ficar nervoso, não adiantar xingar, porque estamos em paz. Não queremos briga, nem ofensas. Queremos apenas ganhar as eleições para fazer justiça para as pessoas". Lula ainda disse que a prefeita Luizianne Lins, ao deixar o mandato, "vai sair pela porta da frente, olhando olho no olho das pessoas".

Sobre as críticas dos candidatos denominados de "poste", Lula repetiu a frase que fez em comício do candidato petista em São Paulo, Fernando Haddad, e disse que seus candidatos iluminarão o País. "Quando lancei o Haddad, eu estava lançando o poste. A Dilma era poste. O Elmano é um poste. Pois bem, de poste em poste a gente vai iluminar o Brasil inteiro. E eles que são candeeiros apagados, sem pavio", criticou.

Lula ainda pediu calma aos militantes e disse para não aceitarem qualquer provocação, pois, segundo ele, "o povo não quer ouvir desaforo, mas sim propostas". "Tem que dizer, companheiro, você vai deixar de votar no cara para votar numa pessoa que não tem cara", disse Lula, referindo-se a Roberto Cláudio.

Sobre o Nordeste, o ex-presidente afirmou que a região está mudando e, em breve, isso estará nos indicadores do IBGE. Para ele, a presidente Dilma será uma parceira de Elmano, caso ele seja eleito prefeito da Capital.

"Eu agradeço muito a Deus pela generosidade que ele fez comigo, de sair de onde saí para chegar na Presidência da República e mostrar para a elite intelectualizada desse País que nós tínhamos mais competência do que eles para governar", declarou Lula.

Filhote
Conforme a prefeita Luizianne, Fortaleza está diante do processo delicado de decidir quem vai governar o Município. Ela argumenta que Elmano de Freitas é o único que tem experiência administrativa para governar a Capital. Na ocasião, a prefeita ainda rebateu as declarações do governador Cid Gomes (PSB) de que ela é vaidosa, não faz as obras e nem deixa que façam.

"Vocês sabem como as mulheres têm sido ofendidas, através das ofensas feitas a mim. Porque o machismo é grande daqueles que querem tomar conta do Ceará, daqueles que acham que Fortaleza suporta uma oligarquia familiar, arrogante e prepotente. A gente precisa dizer para esse povo que Fortaleza é livre, insurgente, vermelha e não vai aturar coronel e nem filhote de coronel", criticou Luizianne.

O candidato Elmano de Freitas, por sua vez, lembrou o que chama de "conquistas do povo", como passagem barata e tarifa social aos domingos, que ele promete ampliar também para os sábados, além de criar a tarifa social para desempregados. Segundo disse, 40 mil pessoas em Fortaleza, ainda vivem em extrema pobreza e não vai descansar enquanto não tirar a população da miséria. "Sabemos que a vida do povo melhorou, mas queremos fazer muito mais", disse.

Elmano disse que a resposta do povo às críticas que sofreu será dada nas urnas. "Se alguém pensa que pode mandar em Fortaleza, Fortaleza vai dar uma resposta, porque não amarela, Fortaleza é vermelha", ressaltou.

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis