Protetores de animais realizam campanhas em Sobral e Crato

A Associação de Proteção Animal Anjos de Patas, deste município, e a Associação de Proteção à Vida (Aprov), do Crato, promovem eventos esta semana para arrecadar recursos a fim de construir suas respectivas sedes. Em Sobral, o evento será uma comemoração ao mês das crianças, na Praça do Theatro, na quinta-feira, a partir das 17h. E a Aprov fará em Juazeiro, no sábado, nas proximidades do Cariri Shopping, com uma panfletagem educativa.

Atualmente, a Aprov conta com 13 cães adultos e mais de 40 gatos, entre filhotes e adultos, aguardando adoção. A presidente da Associação, Antônia Ferreira Lima, explica que os animais destinados à adoção são castrados e saudáveis. Este é o procedimento padrão da Aprov.

"Não adianta você entregar uma fêmea que não esteja castrada, pois nosso trabalho é diminuir o abandono desses animais. Aos filhotes adotados, trabalhamos com um acompanhamento a fim de realizar a castração no tempo certo".

Criada no início de 2009, a Aprov recebeu, no início deste ano, um terreno para a construção de sua sede, por meio de uma doação da Prefeitura. Porém, ainda não possui recursos suficientes para começar a construção. De acordo com a presidente da Associação, falta obter o projeto arquitetônico para defi nição do orçamento. "Já temos o plano estrutural feito por um engenheiro, porém precisamos de algo mais detalhado", salienta.

No dia 27, os protetores do Crato, grupo composto por sete membros, estará no semáforo em frente ao Cariri Shopping, em Juazeiro, realizando panfletagem educativa e pedágio para angariar fundos a fim de construir a sede. "Além disso, levaremos alguns produtos para venda no local, como buttons", diz.

Atualmente, os animais estão divididos entre as casas dos membros. Antonia alerta que o número de animais que podem ser adotados diminuiu por conta disso. "Como temos nossos próprios animais, o espaço e o tempo para cuidar de todos ficam reduzidos. Como pessoa física, tenho 14 cães e quase 100 gatos adotados, sem contar com os que acolho como parte da associação", afirma ela.

Em Sobral, os Anjos de Patas realizarão a comemoração do Dia das Crianças junto com a feira da Associação de Artesãos de Sobral, na Praça do Theatro São João, a partir das 19h da quinta-feira, com atrações como cama elástica, palhaços e animais para interagir com as crianças e também para serem adotados, se surgir interesse. É o que confirma a presidente, Daniele Frota Aguiar Lima.

"Dos 22 cães que temos no momento, levaremos os oito que estão aptos à adoção. Estamos com oito filhotes em tratamento, que logo precisarão de adoção ou lar temporário com um voluntário registrado", aponta.

Criado no início do ano, o Anjos de Patas ainda não possui sede ou terreno para que a mesma seja construída. Este é o maior contratempo da associação, segundo Daniele. "Nossos animais estão nas casas dos membros e em um galpão provisório que não possui as condições adequadas para tratar de filhotes e cães idosos, por exemplo. E esse galpão é alugado por um apoiador. Temos apenas mais alguns meses até que o contrato acabe", conta. As áreas nas casas dos membros também estão reduzidas.

Abandono
Segundo ela, na casa de apenas um deles estão abrigados mais de 20 gatos, entre filhotes, adultos e fêmeas se recuperando da castração. "A cidade apresenta hoje um número absurdo de gatos soltos nas ruas, e quase todo dia podemos achar, no caminho do trabalho ou de casa, gatos mortos atropelados".

Ambas as associações trabalham hoje com a divulgação da guarda responsável, com um termo de adoção que explica sobre leis e dicas de como criar e adestrar um animal. Antônia alerta para os maus-tratos. "Muitos animais acolhidos são vítimas de maus-tratos e acabam sendo tratados e adotados pelos próprios membros. Animais espancados são os mais frequentes. Eu mesma adotei um cãozinho que teve sua pata amputada", finaliza.

Mais informações
Aprov
Antonia Ferreira Lima
(88) 9960.1010
Endereço do evento: Av. Humberto Bezerra, 1.800
Juazeiro do Norte - CE

Anjos de Patas
Daniele Frota
(88) 9415.9929 
Endereço do evento: Pça. São João, 156
Sobral - CE

JÉSSYCA RODRIGUES
COLABORADORA 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis