Juazeiro do Norte (CE): Demutran faz modificações no trânsito

Para chamar a atenção sobre o respeito e existência das faixas de pedestres nas vias de Juazeiro do Norte, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) está fazendo modificações nas pinturas das sinalizações viárias. Baseado em um modelo que vem dando certo nas capitais, em alguns pontos estratégicos, como a entrada da cidade, nas proximidades do Cariri Garden Shopping, o órgão mudou a cor de fundo do local de passagem das pessoas que andam a pé, que agora é vermelho.

Na área central do município, o reavivamento da cor original das faixas, que é branca, vem acontecendo de forma progressiva. Na parte das indicações luminosas, um semáforo será implantado na Avenida Virgílio Távora, no cruzamento com a Humberto Bezerra. No local, passagem de veículos e transeuntes tem gerado transtornos. A expectativa é que, até a próxima semana, o problema seja solucionado.

Para o período da realização da Romaria de Finados, que é a maior do ano e ocorre entre os dias 28 de outubro a 2 de novembro, o esquema de organização do trânsito será intensificado. Ao todo, 90 agentes do Demutran, divididos em equipes atuantes em três turnos, estarão presentes nas ruas. Na madrugada, haverá plantão para atender às eventuais ocorrências. No Bairro Franciscanos, onde está o Santuário de mesmo nome, um grupo de fiscais fará a verificação dos veículos que passarem pelo local. 500 mil pessoas deverão visitar a cidade neste dias. Os pontos de maior movimentação de romeiros são a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, a Igreja dos Salesianos, Capela do Socorro, onde está túmulo do Padre Cícero, e Horto.

De acordo com a autarquia municipal de trânsito, durante o evento, o percentual de automóveis circulando pela cidade aumenta em cerca de 30%, sendo a maioria veículos de grande porte. Somente ônibus estima-se que, até a próxima sexta-feira, cheguem 800. Com relação à quantidade de caminhões pau de arara, que frequentemente transportam romeiros, tem diminuído nos últimos anos. Entretanto, ainda é possível encontrá-los em número significativo. Apesar de ser irregular, na cidade, este tipo de condução é autorizado pelos órgãos reguladores do trânsito só quando há romarias. Porém, para incentivar a utilização de meios mais seguros, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Policia Rodoviária Estadual (PRE) e Demutran estão realizando campanhas de orientação sobre a temática. Até agora, segundo o órgão municipal, nas imediações de Juazeiro do Norte, não foi registrado nenhum acidente envolvendo esses carros.

Geralmente, os períodos de romarias causam transtornos no trânsito, principalmente no Centro da cidade. Devido à grande concentração de turistas e intensa passagem de veículos, nas adjacências da Praça Padre Cícero estão os principais entraves para órgãos reguladores. Outro problema é o fluxo de pedestres, que se espalha pelas vias de rolamento, atrapalhando a passagem dos carros e motos. Além de ocasionar a lentidão. Neste sentido, o Demutran, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), tem procurado desobstruir as calçadas para que eles possam circular com segurança. Segundo o órgão, apesar da falta de infraestrutura adequada, a incidência de acidentes é considerada mínima se comparada à quantidade de pessoas que andam a pé.

Estratégia
Para a regularizar o fluxo de veículos e evitar congestionamentos durante a Romaria de Finados, principalmente nos horários de pico, entre as 8 e 9 horas; 11h30 e 13 horas; e de 17h30 às 18h30, será montado uma estratégia especial. Em pontos determinados haverá agentes do Demutran orientando os motoristas. De acordo com diretor geral do órgão, Emmanuel Pedreira, o objetivo da ação é evitar os engarrafamentos que constantemente acontecem em outras romarias. "A gente pede que as pessoas residentes na cidade procurem vias alternativas para irem aos seus locais de trabalho, passeio ou retorno as suas residências. Só assim poderemos evitar os transtornos e ofereceremos espaço para os romeiros", revela.

Mais informações
Departamento Municipal de Trânsito (Demutran)
Endereço: Rua Beata Maria de Araújo, S/N
Bairro: Romeirão
Telefone: (88) 3571.5826

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis