Estado e BNDES financiam agricultura familiar

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), assinaram uma carta de intenções para investimentos nas cadeias produtivas da agricultura familiar.

Na ocasião, foi apresentado estudo feito em parceria entre o MDA e a SDA sobre o potencial de desenvolvimento das cadeias produtivas que receberão os investimentos do Fundo Social do BNDES. Serão contempladas as cadeias produtivas da horticultura irrigada, ovinocaprinocultura, apicultura, piscicultura, madiocultura, cajucultura e na pecuária leiteira.

A previsão do investimento é de R$ 180 milhões, que serão divididos entre o BNDES, o Estado, através da SDA, e o MDA.

"Esses estudos vão servir para nós de referência sobre como direcionar os investimentos dos nossos projetos produtivos, que acontecerão agora, em virtude do Projeto São José III e do Projeto Paulo Freire", afirmou o secretário Nelson Martins, no evento ocorrido na semana passada.

A assinatura da Carta Consulta aconteceu durante o seminário que a SDA, em parceria com o Instituto Agropolos, e o MDA estão promovendo sobre a elaboração de projetos e planos de negócios associativos.

Além disso, a SDA realizou, também esta semana, pregão presencial para a contratação de empresa que vai executar os serviços de ação social e concepção dos sistemas simplificados de abastecimento d´água no Estado do Ceará através do Programa Água para Todos.

Serviços
As empresas deverão contratar as pessoas que vão trabalhar nas comunidades do interior na implantação dos sistemas de abastecimento. Segundo o coordenador de Programas e Projetos Especial da SDA, Wanderley Guimarães, a SDA vai desenvolver softwares para o acompanhamento dos projetos nas comunidades. "Nós vamos seguir o modelo do que aconteceu na Bahia e já queremos iniciar a execução dos projetos assim que a empresa estiver contratada".

O Programa Água para Todos é um convênio entre o estado do Ceará e o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, que prevê investimento de aproximadamente R$ 180 milhões em 1.350 projetos de sistema simplificados de abastecimento d´água.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis