Apagão no Norte e Nordeste foi causado por incêndio em equipamento

O incêndio em um equipamento entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA) foi a causa do desabastecimento de energia ocorrido na Região Nordeste e em parte do Norte do país, na madrugada desta sexta-feira, 26. O problema ocorreu justamente na interligação entre os sistemas Norte-Nordeste e Sul-Sudeste.

A linha de transmissão é operada pela empresa Taesa. Segundo informação da assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema ocorreu pouco depois da meia-noite e demorou pouco mais de uma hora para ser resolvido. Portanto, por volta da 1h30 (Horário de Verão), a energia na linha principal já tinha sido restabelecida. No entanto, as distribuidoras de energia levaram mais tempo para restaurar a energia nas linhas secundárias.

Uma reunião de técnicos às 14h de hoje, na sede do ONS, no Rio, vai analisar mais profundamente o problema. Pela manhã, o assunto deve ser discutido em uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, em Brasília.

Apagão elétrico em Fortaleza
Em Fortaleza, o blecaute começou por volta de 23h14min e a energia elétrica só retornou, parcialmente, às 2h40 min desta madrugada. O apagão é o segundo registrado no País em 35 dias, segundo a Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A Companhia Energética do Ceará (Coelce) informou, pelo Twitter, que houve uma “ocorrência de grande porte no sistema interligado nacional. E as linhas da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf ) estavam fora de operação”.

Transtornos
Um princípio de incêndio foi registrado em um hotel por causa da sobrecarga em um gerador, na Praia de Iracema, segundo a Central de Informações da Secretaria da Segurança Pública do Ceará. O Corpo de Bombeiros foi acionado e em 20 minutos conteve o fogo.

Por cerca de três horas, os geradores se transformaram na fonte de energia no Ceará. Graças a eles, o Aeroporto Internacional Pinto Martins funcionou normalmente, como também o Instituto Dr. José Frota e a Santa Casa de Misericórdia  informaram que não tiveram nenhum problema durante o período do apagão.

Por volta das 4h40min de desta sexta-feira, a Coelce informou, também pelo Twitter, que o fornecimento de energia foi restabelecido em todo o território cearense.

Balanço de apagões
Neste ano, no Brasil já ocorreram 63 cortes no fornecimento de energia elétrica. Entre os dias 15 de setembro e 15 deste mês, foram 14 desligamentos em várias regiões do País. Uma média de quase um corte a cada dois dias. Em termos de volume de energia desligada, os blecautes dos últimos 30 dias foram 153% maiores do que os de 2011.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis