Juazeiro do Norte (CE): Coleção aborda a história da cidade

Uma obra que pode ser considerada um marco dentro do contexto bibliográfico relacionado ao Padre Cícero e a história de Juazeiro do Norte, será lançada na noite de hoje, às 19h30, no Memorial Padre Cícero, neste Município. A Coleção Padre Cícero Romão Baptista e os Fatos de Joaseiro será lançada pela Editora Senac. O trabalho conta com a elaboração e contribuição de pesquisadores, organizada pelos professores e escritores Renato Casimiro e Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros.

As obras unem experiências em torno de um personagem histórico e importante, não só para o Cariri, mas também para todo o Brasil. A publicação é composta por "A Questão Religiosa" (volume 1) e "Autonomia Político-Administrativa" (volume 2). O trabalho coletivo nasceu da iniciativa da Diocese do Crato, envolvendo a Fundação Padre Ibiapina, o Sistema Fecomércio - através do Sesc e do Senac, a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e a Fundação Waldemar Alcântara. A coletânea contempla textos, fotografias e DVD´s com o conteúdo de cartas e documentos inéditos.

Serão lançados dois volumes que reúnem a catalogação de documentos inéditos, fornecidos em grande parte pela Diocese do Crato, e mais de 100 fotografias. Além dos livros, também será lançado o site do Departamento Histórico Diocesano Padre Antônio Gomes de Araújo, em que documentos e imagens históricas serão disponibilizados.

Para o professor Renato Casimiro, de todo esse trabalho, fica uma grande lição histórica para a sociedade, dos fatos vividos em uma época, principalmente na emancipação de Juazeiro do Norte. Organizado por ele, neste primeiro livro ( 842 páginas), há uma preocupação com a ordem cronológica dos fatos de Juazeiro, e todos os documentos são expostos de uma forma que facilite o trabalho do pesquisador. São documentos que foram selecionados de uma forma minuciosa. "Nesse volume, pode-se ter uma visão mais íntegra da história e esse é um elemento importante", explica. As mais de uma centena de imagens contidas no livro foram cedidas pelo pesquisador. Outra parte pertence à Diocese do Crato.

A obra se destaca por estar disponível muito mais para consulta, do que para a leitura dos fatos de Juazeiro. Com isso, conforme o professor Renato, estará voltada para subsidiar os trabalhos de quem não teve a oportunidade de ler uma obra completa de livros já lançados. Isso no primeiro volume. No segundo volume da coleção, com 520 páginas, há o registro de autores clássicos, como Irineu Pinheiro e Otacílio Anselmo.

O site será o desdobramento desse trabalho, já que estarão disponíveis documentos originais digitalizados, e não apenas as descrições das cartas escritas pelo Padre Cícero, e outros personagens da época. Para o pesquisador, esse é um ganho importante, por abrir esses acervos de forma mais ampla, para o mundo inteiro, proporcionando para todas as civilizações o conhecimento da história.

O primeiro livro, A Questão Religiosa, trata dos acontecimentos relacionados ao "Processo Instruído", pela Diocese do Ceará, entre os anos 1889 e 1892, sobre as transformações das hóstias em sangue na boca da Beata Maria de Araújo, no Povoado de Joaseiro. O livro, além de trazer os textos dos inquéritos realizados na época, apresenta também correspondências e outros documentos, tais como declarações, transcrições de artigos de jornal, questionários e suas respostas, entre outros, todos relacionados ao período de 1862-1934.

Discussões
O segundo livro, por sua vez, contempla, através de discussões e análises científicas de alguns autores, os acontecimentos que levaram à emancipação política de Juazeiro do Norte.

Neste volume, são apresentadas a história política dessa cidade, seus desdobramentos, cronologia, atores (moradores, romeiros e "adventícios") e o espaço em que atuam. Além disso, estão inclusos documentos igualmente inéditos sobre o tema.

Em ambos, a ênfase está em compreender a participação de Padre Cícero Romão Baptista nos principais acontecimentos históricos da região. O maior diferencial da coleção é a possibilidade de deixar, à disposição de pesquisadores, estudantes e outros interessados, um rico acervo de documentos que, durante bastante tempo, estiveram vedados ao grande público.

A Pesquisa, iniciada em setembro de 2009, percorreu um longo caminho até a publicação. Foi necessário o acompanhamento da equipe técnica durante todo a seleção, higienização, catalogação, restauro, acondicionamento, digitalização e transcrição paleográfica dos manuscritos disponibilizados pelos acervos e daqueles a serem publicados nos livros e em mídias digitais. Além disso, houve a atenção especial para a etapa de elaboração dos textos explicativos e analíticos para os dois livros, bem como o acompanhamento no processo de registro audiovisual.

Mais informações
Lançamento dos livros hoje (25/10)
Local: Auditório do Memorial Padre Cícero 
Centro
Juazeiro do Norte
Horário: 19h30
Aberto ao público

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis