Santana do Cariri (CE): Cruz do Pontal desaba

O segundo monumento turístico mais visitado da região do Cariri, neste município, desabou e os moradores clamam para que o símbolo da passagem do século, no Pontal da Santa Cruz, seja reerguido o quanto antes. Uma das causas do desabamento pode ter sido a corrosão, também vista na base da plataforma do mirante. Instalada a mais de 750 metros acima do nível do mar, pesando cerca de 17 toneladas e 20 metros de altura, a cruz metálica montada com placas de aço inox há mais de 10 anos, para marcar a passagem do século, está destruída.

A maior parte do símbolo caiu sobre a plataforma do mirante, no alto da Chapada do Araripe, onde as pessoas normalmente ficam para contemplar a paisagem panorâmica da serra, num ângulo de visão de mais de 200 graus. Uma equipe da administração municipal esteve no local, mas há dificuldade para a retirada das ferragens. O monumento faz parte do geossítio Pontal da Santa Cruz e está inserido no território do Geopark Araripe, como um dos espaços de melhor infraestrutura de visitação, na Capital da Paleontologia.

O desabamento da cruz aconteceu a pouco mais da meia-noite do último domingo. Os moradores da Vila do Pontal ficaram assustados com o barulho causado pela queda, e muitas pessoas chegaram a ir ao local para verificar o que tinha ocorrido. O lamento é geral e as pessoas acreditam que será reduzida a visitação ao local.

Manutenção
O coordenador do Geopark Araripe, Idalécio Freitas, afirma que a manutenção do monumento estava a cargo da administração municipal. O Pontal está dentro uma Unidade de Conservação Municipal. Ele disse que não foi por falta de alerta, inclusive sabia o que estava acontecendo. Salientou que a corrosão estava muito avançada e já chegava a ser vista por fora da cruz.

"Quando chega a esse ponto, por dentro a corrosão é bem maior", afirma. O coordenador também geólogo, faz um alerta em relação a Ponte de Pedra, em Nova Olinda, que suporta pouco peso em sua superfície.

O mirante do Pontal também costuma receber visitantes à noite. Por sorte não havia ninguém na plataforma. Segundo a administração local, uma equipe esteve no local para averiguar de que forma poderá ser realizada a retirada, mas até o momento não se tem ideia do início da recuperação. O secretário de Cultura e Turismo da cidade, Vicente Paulo, disse que mesmo com o principal monumento destruído no local, não será afetada a parte de visitação. Apesar de ter perdido um pouco do brilho, conforme o secretário, o mirante é um dos principais pontos de visitação nos aspectos geológico, paleontológico, além de místico.

Uma capela, parque para as crianças, um restaurante e uma pequena cruz de madeira, feita com os restos da primeira cruz afixada no local, fazem parte do cenário na área do Pontal, a 5 quilômetros da cidade.

A grande cruz, que podia ser vista de vários pontos da região, deixa de fazer parte da paisagem. Para uma das moradoras mais antigas da vila, Maria do Socorro Feitosa, é com grande tristeza que vê um símbolo tão importante para a cidade ir ao chão. Ela não acredita que seja reerguido tão cedo, em virtude da transição política da cidade.

Estragos
O casal, Augusto Pereira e Lídia Pereira, estive no Pontal na manhã de ontem para ver de perto os estragos causados. "É com muita tristeza que a gente vê algo tão importante para uma cidade ser tratado sem a devida atenção por parte das autoridades", lamentam eles.

Augusto disse que dias antes, quando esteve no local, percebeu o ranger dos ferros, com as constantes ventanias, normais nesse período do ano. Já sua esposa acredita que vá demorar muito tempo para que a cruz seja refeita e afixada local.

A área sinalizada com placas e totens descritivos, informa sobre a história do local. Alguns deles trazem os versos do poeta Maranhão, que destacam exatamente a meia-noite do badalar dos sinos, quando a cruz foi fincada. O século XX foi marcado e os monstros expulsos do alto.

A arte popular também faz referência a esse símbolo místico do povo do Cariri. O cordel sobre a Cruz do Século destaca o estrondo, que abalou o sertão. "O Diabo foi vencido e acabou-se a tradição", versa o poeta.

Peso
17 toneladas é o peso avaliado da estrutura metálica que desabou no último domingo, no Pontal de Santa Cruz, localizado na cidade de Santana do Cariri

Mais informações
Prefeitura de Santana do Cariri
Rua Dr. José Augusto, 387
Bairro: Centro
Telefone: (88) 3545.1181

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis