Barbalha (CE): Boas expectativas para o dia do Pau da Bandeira

Depois de já ter sido escolhido a árvore por uma comissão tendo a frente o capital Rildo Teles, agora só resta esperar o dia para o corte da mesma que acontece nesse dia 17 de maio em uma quinta-feira.

Dentre as árvores vistas na mata pela comissão, no dia da escolha, foi um jatobazeiro que servirá de mastro da bandeira de Santo Antônio no dia 3 de junho, dia do cortejo do pau.

O jatobazeiro é uma árvore grande e muito pesada, a sua origem é encontrada na Amazônia e Mata Atlantica Brasileira, onde ocorre naturalmente desde o Estado do Piauí até o norte do Paraná, na floresta latifoliada semidecidual. No serrado, ocorre à espécie H. também conhecida como jatobá. O fruto é um legume indesicente, de casca bastante dura. Cada legume costuma ter duas sementes e é preenchido por um pó amarelado de forte cheiro, comestível, com grande concentração de ferro, indicado para anemias crônicas. Doces feitos com esta farinha eram muito comuns até o século XIX.

A madeira é empregada na construção civil em vigas, caibros, ripas, acabamentos internos (marcos de portas, tacos e tábuas para assoalhos), na confecção de artigos para esportes, cabos de ferramentas, peças torneadas, esquadrias, jóias, objetos de arte e peças de decoração, bem como móveis de alto luxo.

Após a identificação da árvore a comissão entregou a relação ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), que por sua vez, fez  uma visita ao local das árvores selecionadas e emitirá um laudo autorizando o corte.

Segundo os organizadores do pau da bandeira, à árvore tem cerca de 26 metros de cumprimento e deverá pesar em torno de dois mil quilos. O local onde foram vistas várias árvores foi o Sítio São Joaquim.

E um dos primeiros rituais do pau da bandeira, é o corte da árvore; os carregadores entusiasmados para o evento carregam as boas expectativas para o dia do carregamento, à alegria e a fé deles, supera qualquer obstáculo, o que importa para eles, é a organização e os preparativos para o dia 3 de junho, dia em que Barbalha se transforma em um caldeirão da cultura.

O Governo Municipal, não está medindo esforços para que Barbalha possa realizar sua maior festa religiosa e cultural.

Fonte: Assessoria de Imprensa - PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis