Barbalha (CE): Cidade é contemplada com 1.000 vagas em diversos cursos através do Pronatec

Nos últimos anos, o governo federal vem desenvolvendo estratégias de inclusão social dos mais pobres, transferindo renda e expandindo serviços e benefícios socioassistenciais. Mesmo com esse esforço, 16 milhões de pessoas ainda permanecem na pobreza extrema e não conseguem acessar as políticas sociais, tais como: saúde, educação, habitação, assistência social, entre outros.

O Plano Brasil Sem Miséria foi criado pelo governo federal avisando romper barreiras e excluem e segregam essas famílias e indivíduos. Esse plano tem como principal estratégia articular transferência de renda e, acesso a serviços e inclusão produtiva, com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e ampliação de iniciativas já existentes, em parcerias com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil. Para isso, o plano prevê o aumento e o aprimoramento dos serviços ofertados aliados à sensibilização, mobilização, para a geração de ocupação e renda e a melhoria da qualidade de vida.

E o Programa de Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho chega a Barbalha, e estabelece, conforme a Resolução CNAS nº 33/2011, que a promoção da integração ao mundo de trabalho dar-se por meio da integração de ações das diversas políticas, cabendo a Assistência Social viabilizar a promoção do protagonismo, a participação cidadã e a mediação do acesso ao mundo do trabalho, estando referenciado ao CRAS e articulado ao PIF. Este programa tem um período de funcionamento de 2012 até 2014, com pactuação de metas anuais.

O programa vai atender a população urbana e rural em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 16 e 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos, programas de transferências de renda e benefícios sociassistencais, em especial para: Famílias e indivíduos com perfil do Plano Brasil Sem Miséria; Pessoas com deficiência beneficiárias do BPC; jovens egressos do serviço de convivência para jovens; pessoas inscritas no CADÚNICO; agressos do sistema socieducativo; famílias com presença de situação de trabalho infantil; população de rua; famílias com crianças em situação de acolhimento provisório; adolescentes e jovens do serviço de acolhimento; indivíduos e famílias moradores em território de risco em decorrência do tráfico de drogas e indivíduos agressos do sistema penal.

O Município de Barbalha, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, está desenvolvendo no município o PRONATEC com 1.000 vagas em diversos cursos pessoas na faixa etária de 16 a 59 anos. Os cursos oferecidos a população são: Cabeleireiro, Manicure/Pedicure, Costura de Calçados, Cortador de calçados, Costureiro de vestuário, Pedreiro, Almoxarife de Obra, Montagem e Manutenção de computadores, Soldador, Maquiagem, Serigrafia, Auxiliar de Faturamento, Vitrinista, Segurança no Trabalho e WEB Design. As unidades ofertantes dos referidos cursos são: (IFs) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; (SENAI) Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e (SENAC) Serviço de Aprendizagem Comercial. E o município de Barbalha será responsável pela negociação/definição dos cursos e mobilização do público alvo.

Essa é o tipo de políticas públicas que desde 2009, o governo municipal buscou para ser implantada em Barbalha. Desde o início de sua administração busca o desenvolvimento concernente a geração de emprego e renda da população, a qualificação dos jovens em busca do primeiro emprego. Para a secretária Maria Tereza Amora da STDA, isso representa o progresso e o desenvolvimento para o ser humano que está sendo acompanhando pelas políticas sociais do governo federal e estadual bem com, da parceria feita através do governo municipal.

Fonte: Assessoria de Imprensa - PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis