Cultura do pequi pode desaparecer no Cariri com desmatamento

A cultura do pequizeiro corre o risco de desaparecer não só na região do Cariri, mas em todo o Nordeste, tendo em vista que os recursos naturais, tanto a flora quanto a fauna, como a água, vêm sendo muito depredados e não conservados. Tanto por quem vive na zona rural como na zona urbana dos diversos municípios, onde os pequizeiros são cultivados, provocando constantes desmatamentos que agridem negativamente o meio a ambiente.

“O desmatamento indiscriminado faz com que o solo fique desnudo. Em conseqüência disso, muitas vezes a fauna fica desprotegida. Muitos roedores naturais, que antigamente existiam e funcionavam como propagadores das sementes de árvores, não existem mais”, diz o engenheiro agrônomo Adonias Sobreira.

Segundo ele, associado a esse fato, as queimadas indiscriminadas na região do Cariri, reduz a cobertura florística, não somente do topo da Chapada do Araripe, mas também de sua encosta, principalmente, no terço superior. Lamentavelmente, conforme Adonias, não temos uma política consistente e duradoura para que todos os municípios do Cariri tivessem um horto florestal.

Fonte: Ceará Agora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis