Barbalha (CE): Definidas árvores que poderão ser mastro para pau da bandeira

Já estão previamente escolhidas as árvores que poderão servir de mastro para a bandeira de Santo Antônio, padroeiro da cidade de Barbalha. Ao todo, são cinco grandes árvores de espécies como jacarandá, açoita cavalo, rama branca e jatobá, de aproximadamente 23 metros de altura, que estão decretadas para o corte. Todas estão localizadas no Sítio São Joaquim. A área de localização já foi georreferenciadas pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICM-Bio) e pela Secretaria de Meio Ambiente da cidade.

A data para o corte do pau da bandeira de Santo Antônio será realizado no próximo dia 17 de maio. No entanto, a comissão dos carregadores do pau tentam viabilizar a possibilidade de cortar uma arvore no Sítio Flores. Eles querem evitar o desmatamento de uma única área. Mas, ainda falta a aprovação do ICM-Bio para a medida.

Termo de ajustamento
Atualmente, a comissão dos carregadores de pau da bandeira está cumprindo um termo de ajustamento de conduta, estabelecido pelo Ministério Público Federal e Instituto Chico Mendes da Biodiversidade. O termo busca obrigar o Município a reflorestar as áreas de onde são retirados anualmente os mastros para a bandeira, diminuir a presença de curiosos na hora do corte da árvore e a conscientização dos carregadores quanto a responsabilidade ambiental.

Após o corte da árvore, a comissão planeja realizar um festival de música com o tema cultural sobre a tradicional festa de Santo Antônio de Barbalha, palestras sobre cultura, meio ambiente e responsabilidade ambiental. Além de shows com artistas locais e regionais. O evento dependerá apenas do apoio do Governo do Estado, já solicitado a Secretaria das Cidades.

Neste ano, o Ministério da Cultura liberou, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, que a empresa J.A Lima busque recursos na ordem de cerca de R$ 1,5 milhão para a realização da Festa de Santo Antônio. A captação do recurso será até o dia 31 de julho.

No ano passado, não houve nenhum recurso nesta ordem destinado à festa. Toda a produção da festa foi feita em parceria do Município com o Governo do Estado. Para o capitão do pau da bandeira, Rildo Teles, o recurso é importante para manter a qualidade do evento.

"Esse recurso é essencial para que a Festa de Santo Antônio tenha qualidade nas suas trações, segurança para os visitantes e emprego e renda para os barbalhenses. Claro que é preciso acompanhamento dos gastos, iremos cobrar a execução plena do recursos na festa", afirma.

Nesta edição, a Festa de Santo Antônio de Barbalha terá como tema o centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. No passado, o Gonzagão foi um dos grandes incentivadores e divulgadores da tradicional festa. Além dele, também será homenageado o diretor de programação do Sistema Verdes Mares de Comunicação, Edilmar Norões, filho ilustre da cidade que obteve destaque em sua carreira profissional.

Agora, a Secretaria de Cultura e Turismo do Município está realizando algumas oficinas para preparação da ornamentação da festa e produção dos bonecos gigantes que irão representar a imagem dos homenageados.

Toda a ornamentação que está sendo produzida será distribuída pelas principais ruas da cidade. A abertura oficial da Festa de Santo Antônio acontecerá no dia 3 de junho, quando haverá a missa de abertura, na Igreja Matriz, e o carregamento e levantamento do Pau da Bandeira do padroeiro, desfile de mais de 50 grupos folclóricos pela cidade, shows de artistas de renome nacional, regional e local.

O secretário de Cultura e Turismo do Município, Antônio de Luna, disse que, neste ano, irá tentar regionalizar ao máximo a programação da festa, mas sem esquecer o gosto musical da população. As atrações já confirmadas até agora são Elba Ramalho, Fábio Junior, Nando Cordel e Jorge de Altino.

Quanto a gastos com a programação, ele revelou que a meta é desonerar os cofres públicos. "Estamos tentando captar recursos com a iniciativa privada, queremos que esse segmento também participe da festa. O dinheiro será utilizado no pagamento dos shows", assegura.

Antes da abertura oficial da festa de Santo Antônio, acontecerá a Noite das Solteironas, que é coordenada pela popular solteirona Socorro Luna. Na ocasião serão realizadas simpatias e a distribuição de kits Milagre, com a oração de Santo Antônio e lascas do pau da bandeira.

Missas e quermesses
Neste ano, os festejos religiosos de Santo Antônio serão realizados no período de 3 a 13 de junho. Haverá trezenas, missas, quermesses, leilões, apresentações folclóricas. No último dia do evento, acontecerá a celebração de uma missa de encerramento, marcada para as 9 horas na Igreja Matriz.

À tarde, ocorre um cortejo com o carro-andor carregando a imagem do santo e percorrendo as principais ruas da cidade. Tendo em vista a aproximação dos festejos, que deverá envolver outros segmentos da administração e da sociedade barbalhense, as reuniões preparatórias com vistas à Festa de Santo Antônio 2012 acontecerão com maior frequência. A última foi realizada 18 de abril.

YACANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis