Crato (CE): Secretaria de Saúde trabalhando na prevenção e combate a Hanseníase, Geohelmintíases e Tracoma

A Secretaria de Saúde do Crato por meio da Coordenação de Hanseníase e Tuberculose está realizando ações da Campanha Nacional de Hanseníase, Geohelmintíases e Tracoma. O município participará com ações direcionadas para estudantes de escolas públicas com idade entre 5 e 14 anos.

O Ministério da Saúde objetiva com essa campanha dar impulso no enfrentamento da hanseníase, buscando e identificando casos suspeitos e encaminhando-os ao tratamento correto.

De acordo com a coordenadora de Hanseníase e Tuberculose da Secretaria de Saúde do Crato, Nágela Garcia, as atividades da campanha na cidade do Crato terão inicio hoje, 21 de agosto, na Escola José do Vale,  no Barro Branco e posteriormente percorrerá 52 escolas visando atender quase 3.500 alunos.

“Essas escolas que farão parte da campanha, são cobertas pela atenção básica municipal, nessa totalidade equipes da Estratégia de Saúde da Família estarão realizando a ação em parceria com a secretaria municipal de Educação” explica.

A enfermeira Nágela também explica que serão realizadas reunião com os pais  e/ou responsáveis e entrega de material educativo.

As atividades da campanha serão feitas da seguinte forma:

Hanseníase
Em ação conjunta entre as secretarias de Educação e de Saúde serão distribuídas fichas de autoimagem aos estudantes com informação sobre hanseníase para serem respondidas em casa, com o acompanhamento dos pais. O questionário ajudará a detectar casos suspeitos para o encaminhamento e tratamento correto. A hanseníase é causada pelo Mycobacterium Leprae e é transmitida por meio de contato direto e prolongado com o doente sem tratamento. A transmissão ocorre normalmente pelas vias aéreas superiores. A doença se desenvolve dependendo das condições do sistema imunológico do indivíduo ao qual foi transmitido o bacilo. Entre os sintomas principais estão manchas na pele com alterações de cor e de sensibilidade, dormência, queda de pelos e comprometimento de nervos periféricos.

Tracoma
Durante a campanha, será feito exame ocular externo nos estudantes para detectar o tracoma. Os casos positivos serão tratados com Azitromicina solução ou comprimido, de acordo com o peso da pessoa.  Os pais que não quiserem que os filhos sejam medicados deverão assinar o termo de recusa que será disponibilizado. O Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos causada pela bactéria chlamydia trachomatis, que atinge a córnea e a conjuntiva. A transmissão ocorre por contato direto, pessoa a pessoa, ou contato indireto, por meio do compartilhamento de objetos contaminados com secreção (toalhas, lenços, lençóis).

Geohelmintíases (Verminoses)
Os estudantes serão tratados preventivamente com Albendazol 400mg, dose única. Da mesma forma que o Tracoma, os pais que não quiserem que os filhos sejam medicados deverão assinar o termo de recusa.

A Geohelmintiase (verminose) é causada pelos geohelmintos, parasitas intestinais que causam anemia, dor abdominal e diarréia. As principais verminoses são ascaridíase, ancilostomíase e triquiuríase.

A coleta de dados e encaminhamentos serão realizados até outubro.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis