Cientistas descobrem como câncer se camufla e engana o sistema imunológico

Cientistas australianos descobriram a tática que as células de um câncer comum no sangue usam para conseguir se multiplicar. Elas conseguem essa proeza se camuflando para fugir do radar do sistema imunológico.

"As células são muito hábeis e usam diversos truques para confundir as células imunológicas, formando uma 'cortina de fumaça' para impedir que a defesa do organismo reconheça o câncer", diz a responsável pela pesquisa Fabienne Mackay, do Departamento de Imunologia da Universidade Monash de Melbourne, na Austrália.

A descoberta abre caminhos para a formulação de tratamentos que permitam que o próprio organismo combata o câncer, particularmente a leucemia linfoide crônica (LLC), que ataca os glóbulos brancos (ou células B), que produzem anticorpos para combater as infecções.

Os tratamentos atuais atacam as células B, sejam cancerosas ou saudáveis, deixando os pacientes mais vulneráveis a infecções secundárias. Consequentemente, a maior parte dos pacientes morre por causa de outras doenças, já que o organismo deles não os protege mais.

"A melhor arma que temos para combater o câncer é o sistema imunológico. Ele pode perceber a presença de uma infecção e também de uma emergência como um câncer", diz Fabielle.

O sistema imunológico poderá ser reativado com um remédio que ataque o perigoso dispositivo conhecido como TACI, ou receptor do fator de necrose tumoral 13B. O TACI produz em abundância a proteína que engana o sistema imunológico porque "tolera" o câncer, e deixa o sistema incapaz de combater outras infecções.

Atingindo o receptor, explica a pesquisadora, as células B do paciente permanecem vivas e podem se desenvolver positivamente no sistema imunológico, inclusive aquelas que atacam as células tumorais.

Fonte: iG