Dia do Folclore é celebrado com tradição popular

Um mês de homenagem ao Dia do Folclore, lembrado em 22 de agosto, levando a seis cidades cearenses o melhor das manifestações culturais populares. Até a próxima semana, o Serviço Social do Comércio oferece o programa "Ao Gosto Popular", para valorizar a cultura de cada lugar e incentivar apresentações das tradições.

O projeto reúne espetáculos em Sobral, Juazeiro do Norte, Fortaleza, Quixeramobim, Crateús, São Gonçalo do Amarante e Ibiapina.

A programação, gratuita, acontece até 28 de agosto e conta com a apresentação de grupos de tradição popular, cortejos, reisados, lançamento de livro, apresentações musicais, exposições e oficinas, além de levar às pessoas um intercâmbio cultural. No âmbito regional e sociocultural, Ao Gosto Popular tem o objetivo de valorizar a cultura de cada lugar e incentivar apresentações de tradição popular.

O papel desse projeto é também difundir os costumes, valores e memórias de cada região, propiciando ao público conhecer e valorizar o que é sé próprio.

Pluralidade
É diverso o caldeirão cultural. Tem o vaqueiro, mestre seleito, jangadeiro e as rendeiras no Litoral. O Cariri traz seus mestres, cordéis, brincantes, tradição e modernidade nos territórios encantados da identidade cultural. O projeto tem o objetivo dedicar espaço aos indivíduos e grupos da linguagem oral, contemplando memórias, saberes e fazeres.

Desse modo, praças, escolas, terreiros e as unidades do Sesc no Interior e na Capital tornam-se a vitrine da cultura popular tradicional.

Um decreto lei criou em 1965 o Dia do Folclore, considerado de grande importância crescente dos estudos das manifestações populares nos aspectos antropológico, social e artístico.

Nesta sexta-feira, o Sesc realiza mais uma edição do projeto "De noite com a história" em Juazeiro do Norte. Destinada a crianças de 7 a 14 anos, a programação acontece das 17h, do dia 21, às 6h, do dia seguinte, com atividades culturais na Colina do Horto. O acesso é gratuito.

Realizado desde 2012, o projeto conta com encontros trimestrais e uma equipe formada por 20 professores.

O objetivo é levar uma noite cultural às crianças que acompanham os pais em seus trabalhos noturnos, como festas, bares e barracas localizadas no entorno. A programação reúne contação de história, gincana, cinema com pipoca, espaço para leitura, apresentação artística e visita ao Museu Vivo Padre Cícero. Na edição deste mês, também participam alunos das escolas de ensino fundamental José Sabiá e Professora Maria de Lourdes, além da ONG Projeto Cafuné no Coração. A iniciativa busca atender cerca de 150 pessoas, por meio de atividades que proporcionam o conhecimento através das artpor meio das artes, fazendo a troca de saberes de forma divertida, conduzindo em um passeio pela história.

Espetáculo musical
No próximo sábado (22), o Sesc apresenta o grupo musical Abanda. A programação, do projeto Sesc Instrumental, acontece a partir das 10h no Teatro Violeta Arraes, em Nova Olinda. O acesso é gratuito. Formado por músicos da Fundação Casa Grande, o grupo traz em sua trajetória um repertório que dialoga com o cenário visual e sonoro da região do Cariri.

Composto por Aécio Diniz (contra baixo e percussão), Alan Cardoso (guitarra e percussão), Hélio Filho (bateria e percussão) e Augusto Diniz (percussão), o grupo passeia pelo universo lúdico e singular do terreiro chamado "A casa", contando em forma de música, as lendas e histórias do Cariri Encantado.

No Crato, Filme do cineasta Eduardo Coutinho será apresentado dentro da programação do Cinemarana. Na próxima segunda-feira (24), será exibido "Cabra marcado para morrer" através da mostra "De 1964 a 1985: A Ditadura Militar Brasileira vista pelo cinema", que está em cartaz na Unidade Crato do Sesc desde o início de julho.

Como parte do projeto Cinemarana, a Mostra acontece com exibições às segundas-feiras, sempre às 19h. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos.

Documentário
Do cineasta Eduardo Coutinho, o filme se passa em 1964 e fala sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), assassinado por latifundiários, que inclui uma reconstituição ficcional do evento político que  levou a sua morte.

Encerrando a Mostra, é exibido "A memória que me contam", de Lúcia Murat, no dia 31. A trama traz um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar e se reencontra para reavaliar o passado.

Programação

Ao Gosto Popular
De 21 a 28 de agosto
Sobral, Juazeiro do Norte, Fortaleza, Quixeramobim, Crateús, São Gonçalo do Amarante, Ibiapina

Sesc Instrumental com Abanda
Nova Olinda
Dia 22/08
Local: Teatro Violeta Arraes, Casa Grande (Avenida Jeremias Pereira, 444 - Nova Olinda)
Horário: 10h
Informações: (88) 3512.3355

Exposição
Juazeiro do Norte
Em cartaz até 10/09
Conexão arte e feminismo: "Vagina, orai por nobis"
Local: Galeria de Artes da Unidade Juazeiro do Norte do Sesc (Rua da Matriz, 227)
Informações: (88) 3512.3355

CINEMARANA

Crato
Mostra "De 1964 a 1985: A Ditadura Militar Brasileira vista pelo cinema"
Local: Auditório Adalberto Vamozi - Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Dia 24 a 32/08

Cabra marcado para morrer
(Dir. Eduardo Coutinho, Brasil, 1984, 119min)
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: 14 anos
Informações: (88) 3523.4444
Cine Sesc

SOBRAL

Dia 21 - "Lunchbox"
Classificação indicativa: 12 anos

Dia 28 - "O Congresso Futurista"
Classificação indicativa: livre

CINEMATÓGRAFO

Juazeiro do Norte
Dia 26 - Lutas: a verdade na resistência
Filme: Nenhum lugar para ir
Classificação indicativa: Livre

Caucaia
5º encontro Sesc Povos do Mar
De 18 a 22/08
Local: Colônia Ecológica Sesc Iparana (Av. José de Alencar, 150 - Caucaia)
Período: 18 a 22/8
Informações: (85) 3318.4918 ou 0800 275 5250.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis