Uso de simulador de direção não deixará CNH mais cara, diz Detran

O uso do simulador de direção por candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B, conforme Resolução 543 do Conselho Nacional de Trânsito (Cotran), não acarretará aumento dos custos do documento, segundo informou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), nesta segunda-feira (17).

Conforme o órgão de trânsito, a carga horária também não será incrementada. Das atuais 25 horas-aula realizadas nos veículos, cinco serão feitas no simulador, não havendo razão para que a hora-aula no simulador custe mais do que a no veículo.

A resolução do Contran torna obrigatório o uso do simulador no país e após alguns prazos prorrogados as auto-escolas têm até o dia 31 de dezembro de 2015 para instalar o equipamento. O temor anterior era de que a regra gerasse um acréscimo de 20% no custo total da CNH, que hoje tem como valor médio R$ 1.500.

As aulas nos simuladores deverão acontecer após o aluno ter feito o curso técnico e antes de iniciar a prática nas ruas. A exigência será obrigatória em uma segunda etapa, para que os condutores de veículos comerciais,caminhão, ônibus e motos.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis